Geral

Calor excessivo prejudica agricultura

Os dias ultimamente tem sido de calor excessivo, em vários estados, a maioria deles, com vocação agrícola. Algumas temperaturas ultrapassam os 44ºC, o que torna a situação muito difícil, especialmente para as lavouras.
A combinação entre a falta de chuvas e as altas temperaturas, estão afetando o ritmo de trabalho do plantio de soja e o desenvolvimento das lavouras já semeadas. E o que isso pode ocasionar? Algumas áreas terão que ser replantadas. O panorama gera preocupação com o possível atraso nesta safra e na implementação da safrinha do milho.
No entanto, os dados mais atualizados dos modelos meteorológicos indicam a possibilidade da formação de um corredor de umidade para os próximos dias. Segundo os especialistas, a formação de um ciclone extratropical no sul do Brasil irá organizar o canal de umidade que levará chuvas para os próximos dias.
O cenário fica positivo em termos de chuva, com muitas áreas recebendo chuvas acima de 10 mm, podendo chegar a um acumulado entre 30 e 40 mm, ao longo da semana. A chuva poderá se espalhar por todo Estado, ao longo da próxima quarta-feira até sexta-feira. Algumas localidades podem receber um acumulado superior a 50 mm.
O que é um ciclone extratropical?
Esse tipo de ciclone é formado pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria) e são característicos da região sul do Brasil. Quando há influência do El Niño, caracterizado pelo aumento de temperaturas, esse tipo de fenômeno costuma se tornar ainda mais comum.