Simpósio discute Educação Antiracista
No último dia 14 de novembro, foi realizado o Simpósio de Educação Antirracista, lembrando que fazem 20 anos que a Lei 10.639/03 foi criada. Nesse tempo, muitos desafios e possibilidades foram alcançados e superados.
O evento, realizado no Centro Cultural Manoel Palma Cano, contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre professores, estagiários, licenciandos e a sociedade em geral. Promovido pela Universidade Estadual de Londrina através do Departamento de Educação numa parceria com a Prefeitura Municipal de Alvorada do Sul, através da Autarquia Municipal de Educação e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros.
Durante o evento, aconteceu uma mesa redonda, sob a mediação da Professora e Escritora Maria José dos Santos Vertuan. Os participantes também ouviram os professores da Universidade Estadual de Londrina, Lucas Toledo de Andrade e Thais Bento Faria, que apresentaram dados históricos que reiteram a importância do combate ao racismo e a responsabilidade de todos na construção de uma sociedade antirracista mediante o trabalho das instituições educativas.
A continuidade do evento tem como proposta dialogar com a rede municipal de educação de Alvorada do Sul, para fazer um balanço, refletindo sobre práticas pedagógicas engajadoras com a educação antirracista.
Professores da UEL participaram de uma mesa redonda sobre o assunto (ao lado). A Prefeitura de Alvorada do Sul foi uma das promotoras do evento. Foram apresentados dados históricos sobre a importância do combate ao racismo.