Geral

Ovo é bom e faz bem!

As características nutricionais dos ovos são impressionantes. Rico em proteínas de alta qualidade, o ovo contém aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Além disso, eles são fontes de vitaminas importantes e minerais, sendo, portanto, classificados como superalimentos.

Mas sempre fica aquela dúvida na hora da escolha: o ovo vermelho é mais nutritivo que o ovo branco? O ovo vermelho é de galinha caipira e o ovo branco é de galinha de granja? – A qualidade nutricional de ambos os ovos é igual, independentemente da cor de sua casca! A cor dos ovos varia de acordo com a genética da ave. Por exemplo, galinhas Leghorn põem ovos brancos, Orpington põem ovos marrons, Ameraucana produzem azuis e Olive Egger põe ovos verde-oliva.

Dica interessante: todos os ovos começam brancos e mudam de cor à medida que se desenvolvem. Você sabia que existem outras cores de ovos além do branco e do vermelho? Existem ovos creme, rosa, azul, verde…

Um estudo publicado em 2021 analisou os efeitos da combinação de dois aditivos (Clostat, um probiótico e Kemtrace Cromo, um micro mineral orgânico) na qualidade dos ovos de poedeiras . Os resultados foram promissores, demonstrando melhorias na qualidade da casca dos ovos. Houve um aumento no peso específico, na espessura e na força da casca.

“A demanda dos consumidores levou a adaptações nos sistemas produtivos, incluindo a redução do uso de antibióticos. O Clostat é reconhecido mundialmente como um probiótico benéfico na avicultura. É estável, resistente a altas temperaturas e compatível com premixes e rações. Além de equilibrar a microbiota intestinal e melhorar o desempenho das aves, o Clostat contribui para a redução do uso de antibióticos na produção. A saúde intestinal é essencial para um maior desempenho animal”, explicou Gisele Neri, da Kemin.

Além disso, muitos aditivos também apresentam benefícios para as aves em si. Os níveis de colesterol e glicose no sangue das aves suplementadas com o Kemtrace Cromo foram reduzidos significativamente. Esses resultados indicam que os aditivos podem contribuir para a produção de ovos ainda mais saudáveis e nutritivos.

O Kemtrace Cromo, um mineral orgânico à base de propionato de cromo, tem eficácia e segurança comprovadas. “Ele tem a capacidade de reduzir os efeitos negativos do estresse, convertendo a energia em melhor eficiência alimentar e produção. A qualidade desse produto, que é aprovado pelo FDA (Federal Drug Administration), órgão governamental dos EUA que faz o controle dos alimentos, permite benefícios econômicos, com segurança”, contou Neri.

Essas descobertas são muito relevantes, já que o consumo de ovos continua crescendo no Brasil. Em média, cada brasileiro consumiu cerca de 255 ovos em 2021, ultrapassando a média mundial em aproximadamente 25 unidades. Isso demonstra que os ovos são amplamente apreciados e consumidos no país.

O ovo oferece muitos benefícios para a saúde, já que é rico em proteínas; cálcio; zinco; fósforo; ferro; vitaminas A, D, E e do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B12); aminoácidos; biotina; potássio; selênio.