Jaguapitã

Educação lembra o Dia da Consciência Negra

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaguapitã realizou um trabalho nas escolas municipais sobre a importância do Dia da Cultura Afro-brasileira ou Consciência Negra. Foram realizadas palestras, trabalhos de conscientização sobre a importância do tema, através de trabalhos em sala de aulas, criação e desenvolvimento de cartazes e atividades sobre o assunto.
Desenvolver esse trabalho é muito importante para a construção da riqueza social e na formação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. As escolas que realizaram o trabalho foram o CMEI Rita de Cássia, CMEI Claudicéia de Souza Rolim, CMEI Maria Aparecida da Silva Nascimento, além das Escolas Municipais Newton Guimarães e Paulo Freire.
O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, uma data importante para a história do país, fazendo referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que deu a vida lutando para preservar o modo de vida dos escravos que conseguiam fugir dos lugares onde eram mantidos contra a sua vontade.
Essa data surgiu para o reconhecimento dos negros, suas lutas, conquistas e tudo o que passaram desde o período colonial do Brasil. Além disso, o Dia da Consciência Negra serve para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da etnia e seus principais feitos. Na data, também ocorrem em vários lugares do país, debates sobre temas como o racismo, discriminação, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, religião e cultura afro-brasileira.

Estes foram alguns dos projetos realizados pelos alunos das escolas CMEI Rita de Cássia, CMEI Claudicéia de Souza Rolim, CMEI Maria Aparecida da Silva Nascimento, além das Escolas Municipais Newton Guimarães e Paulo Freire.