Jaguapitã realiza castração de animais
O município de Jaguapitã deu início, no final do ano passado, no projeto de castração de animais de rua. O projeto foi iniciado primeiramente com uma veterinária do município. Logo após, foi formalizada uma parceria com uma clínica de Maringá. Até o momento, cerca de 40 animais, entre fêmeas e machos, cachorros e gatos foram castrados.
A Secretária do Meio Ambiente, Fernanda Giorgetti explica que o município realizou uma parceria com a ONG JUPA – Jaguapitã Unida Pelos Animais. Segundo ela, “a castração evita a proliferação de animais e o controle de doenças. É uma forma de dar melhores condições de vida aos animais. Até o momento, estamos dando preferência aos animais de rua e aqueles que estão em abrigos temporários, com algum colaborador, até que sejam adotados definitivamente. Animais castrados são mais fáceis de serem adotados”, ponderou.
Até que o município tenha condições de ter um abrigo (canil ou gatil) para abrigar os animais, essa foi a solução encontrada. Antes é preciso conseguir um local adequado, para estar abrigando os animais. “Na sequência, vamos castrar os animais que possuem donos. Não esquecemos deles, não. O problema era grande e temos que ir por etapa”, explicou Fernanda.
O Deputado Estadual Do Carmo já inscreveu o município de Jaguapitã no programa Castravet, do Governo Estadual. Tão logo o município receba o Castramóvel, iremos divulgar. O programa prevê a castração de cerca de uma centena de animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.