Jaguapitã realiza medições no antigo lixão
O município está dando um importante passo rumo à preservação ambiental em Jaguapitã. Está sendo realizado um estudo detalhado do passivo ambiental no antigo aterro da cidade. Durante anos, a cidade depositou, a céu aberto, material orgânico, entulho e todo tipo de descarte sólido numa área localizada a cerca de 3 km do centro de Jaguapitã. Agora, com a colaboração da Apex Engenharia, especializada e licitada para essa missão, a Secretaria do Meio Ambiente está analisando e medindo possíveis contaminações em torno da área do lixão, compreendendo a área do aterro, mais 500 metros de entorno, até 50 metros de profundidade.
Com especialização em gestão de áreas contaminadas e gestão segura de resíduos de processos, a Apex realiza a conservação dos recursos naturais e a redução dos custos de processos de cunho social e ambiental, buscando o reaproveitamento e reciclagem de efluentes ácidos e básicos, em áreas potencialmente contaminadas.
Segundo Fernanda Giorgetti, Secretária do Meio Ambiente, “este é um trabalho crucial para a finalização oficial e o encerramento responsável do antigo lixão, garantindo que nosso município esteja seguro e sustentável para as atuais e futuras gerações. Agradecemos o empenho de todos os envolvidos na construção de uma Jaguapitã mais verde e consciente”, adiantou.