Jataizinho

Caixa d’água explode em Jataizinho

O principal reservatório de água em Jataizinho explodiu, literalmente, na madrugada do último dia 15 de março. Uma moradora da casa ao lado do reservatório já havia alertado sobre um vazamento que estava ocorrendo no local. Ela teria avisado o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), várias vezes. Segundo ela, “minava água do muro”.

            A casa dela foi a mais atingida. O rompimento destruiu três casas da família dela e deixou uma idosa gravemente ferida, com fraturas no fêmur e na bacia. O Diretor do Saae, André Luiz Alves Júnior, teria dito que bastaria “passar uma massinha”.

            A casa de Regina Aparecida de Souza Uehara fica na Rua Piquiri, na esquina com a Avenida Antônio Brandão de Oliveira. Ela teve sua casa totalmente destruída e também a casa de sua mãe, uma idosa de 70 anos, que sofreu fraturas. As pessoas feridas foram encaminhadas para o Hospital Cristo Rei, em Ibiporã e a idoso passou por uma cirurgia. A terceira casa afetada fica nos fundos da residência de Regina, estava alugada e um cômodo desabou.

            Do acidente, podemos tirar algumas conclusões. Primeiro, o péssimo estado de conservação do reservatório, cuja precariedade havia sido alertada pelos vizinhos. Segundo, a falta de um plano alternativo para casos de acidentes como esse, que acabou afetando o fornecimento de água na cidade.

            A Prefeitura agiu rápido e liberou o atendimento de escolas e outros locais, através de caminhões pipa. Outros dois reservatórios, menores, estão suprindo a falta de água na cidade, mesmo precariamente. Um aluguel social será pago pela Prefeitura Municipal até que os danos sejam recuperados. Não há previsão de construção de um novo reservatório e o racionamento na cidade não está descartado, devendo durar vários meses.

            O Saae enfrenta problemas para corrigir o problema, devido a falta de peças para atender imediatamente o ocorrido. Não está descartado o racionamento de água. O reservatório irá passar por uma perícia para analisar o que causou o rompimento da caixa d’água. Por conta do desabastecimento de água, não houve aulas nas escolas do município, na semana passada. O abastecimento voltou ao normal, porém com restrições.

Jataizinho em busca de recursos juntamente com a Saae e outras cidades, para estar fornecendo água aos moradores da cidade.
Auxílio técnico das prefeituras para a Saae, fornescendo água no caminhão pipa para os moradores, com tudo segue a gratificação de Jataizinho pela solidariedade concedida e total apoio de todos vocês. E também a cidade vem trabalhando para reestabelecer o fornecimento de água para a cidade.