Cadeiras especiais ajudam pessoas com mobilidade reduzida nas praias
O Verão Maior Paraná tem um novo projeto nessa temporada. É o Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras adaptadas para que as pessoas com mobilidade reduzida possam se banhar no mar. São 51 cadeiras, especialmente construídas para esse fim. A ação é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família em parceria com a Sanepar e a Secretaria do Esporte.
Segundo Rogério Carboni, Secretário de Desenvolvimento Social e Família, “Tivemos muitos relatos de pessoas que não entravam na água por terem mobilidade reduzida. Esse cuidado com a inclusão é uma preocupação com as pessoas que necessitam de atendimento”, informou.
O Praia Acessível está presente em vários pontos de acesso, distribuídos nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. A disponibilização de cadeiras anfíbias já ocorreu em anos anteriores, possibilitando a inclusão. Porém, nesta edição, o atendimento é feito por especialistas nas áreas de fisioterapia e educação física, com ênfase em ações para a pessoa com deficiência. Além desses profissionais, mais de 300 pessoas que atuam no Verão Maior Paraná receberam capacitação na área.
As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.
VERÃO MAIOR PARANÁ
O projeto Verão Maior Paraná tem ações voltadas para veranistas e a comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. A programação completa das atrações pode ser conferida no site www.verao.pr.gov.br As ações são realizadas nos municípios do litoral, em Porto Rico e no noroeste do estado.