Homenagem à educadora e musicista de Leópolis
No último dia 02 de abril, o Deputado Estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa, propondo uma homenagem à educadora e musicista eclesiástica, Nair do Rocio da Silva (na foto ao lado do padre), carinhosamente conhecida como “Chiquinha”.
Segundo Cobra Repórter, “A proposta, que será submetida ao plenário para apreciação, será para conceder uma Menção Honrosa à D. Nair, em reconhecimento à contribuição, há mais de cinco décadas, ao Ministério da Música, na Paróquia N. Sra. Aparecida, de Leópolis”, justificou o Deputado.
Chiquinha, como é conhecida, nasceu e cresceu em Leópolis, onde, ao longo de seus 63 anos de vida, tem deixado um impacto notável na comunidade. Aposentada como professora, ela dedicou 38 anos ao magistério, ocupando cargos de diretora na Escola Municipal do Campo, Eurico Pedroso Almeida, no distrito de Jardinópolis, e como coordenadora pedagógica na Escola Municipal Argenede Motta Prosdócimo, em Leópolis.
Sua dedicação à educação não se limitou apenas às salas de aula, mas estendeu-se ao enriquecimento cultural e musical dos alunos. Chiquinha desempenhou um papel fundamental ao desenvolvimento das habilidades sociais e musicais de inúmeras gerações de paranaenses, especialmente na região Norte do Estado.
“Além de sua dedicação à educação, Chiquinha é reconhecida por sua devoção à espiritualidade católica. Por mais de cinco décadas, ela tem sido uma presença constante nos serviços religiosos da Paróquia N. Sra. Aparecida, onde, através da música, fortaleceu os laços de fé, compaixão e misericórdia”, destacou o deputado Cobra Repórter.