Sertanópolis

Praça João XXIII: Uma nova era

A espera acabou. Iniciada em 2020, foi entregue, no último dia 17 de junho a tão esperada Praça da Igreja Matriz, a praça central, a João XXIII. Diversos fatores contribuíram para a sua demora. Iniciada em plena pandemia, ficou paralisada por um bom tempo, devido a impossibilidade de aglomeração e contágio pela Covid-19. Depois de retomada as obras, foi necessária a atualização da planilha e um reajuste econômico-financeiro, previsto na Lei de Licitações. Para cada aditivo, era necessário que fosse autorizado pela Câmara Municipal, com parecer jurídico e tudo isso demanda tempo
A empresa ainda teve problemas com a mão de obra especializada, devido a complexidade da obra. Foram construídas duas lanchonetes, com a demolição da lanchonete existente anteriormente. A caixa d’água, presente desde os tempos da antiga rodoviária, foi mantida, por se tratar de um patrimônio histórico. Outra novidade foi a construção do Memorial dos Pioneiros. No local serão gravados os nomes das famílias pioneiras de Sertanópolis. O obelisco, localizado no centro da praça, que estava degradado foi mantido em sua forma original, apenas com materiais novos.
Foram plantadas várias mudas de árvores nativas, como pau-brasil, ipê de diversas cores e mantido o velho guardião da praça, o nosso querido Jatobá. Foram retiradas árvores e arbustos exóticos, que não faziam parte da vegetação nativa. O ponto alto é a fonte luminosa interativa. Nela, os jatos de água estão sincronizados com a música e a iluminação em RGB, dando um charme todo especial ao local.
O traçado original da praça foi mantido pela administração atual. A próxima praça que será construída será a do Jardim Barbieri.

Com uma arquitetura moderna e inovadora, a Praça João XXIII teve locais revitalizados e outros totalmente reconstruídos.

Acima, será feito o Memorial dos Pioneiros com os nomes das famílias que desbravaram Sertanópolis. A antiga caixa d’água foi restaurada. Ela existe desde o tempo que a praça servia de rodoviária.

Nas fotos acima, como era e como ficou a Praça João XXIII, defronte a Igreja Santa Terezinha.