Sertanópolis

Saae finaliza novo reservatório de água

                                        Nesta semana, foi concluído o novo reservatório de água do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Sertanópolis. Uma sólida base de concreto foi construída, com toneladas de barras de ferro e concreto usinado. Logo após, começaram a ser construídas as paredes da nova caixa d’água, fabricadas em aço vitrificado, importadas da China. A capacidade do novo reservatório é de 1,2 milhão de litros de água potável, oriundas de poços artesianos espalhados por todo município e que captam água de uma profundidade que varia de 50 a 100 metros.

            Além da nova caixa d’água, o município possui outros reservatórios, espalhados em vários pontos da cidade, além das unidades que compõe a central de abastecimento, localizada na parte mais alta da cidade, na Av. 06 de junho. A mais antiga, construída em concreto, há mais de 50 anos, continua impávida. Outra, metálica, possui cerca de 20 de anos de construção e precisa passar por uma reforma urgente.

            Para que a manutenção e reforma das caixas mais antigos pudessem ser viabilizadas, foi necessário construir uma terceira caixa, com capacidade para 1,2 milhão de litros. Segundo o diretor superintendente do Saae, Flávio Fantin, “agora iniciaremos os testes para verificar se não há vazamento, se a estrutura suporta. Iremos encher a caixa aos poucos e fazer testes de resistência e vazão. Com a interligação ao sistema central de abastecimento, a cidade terá uma capacidade de fornecimento que antes não havia no município, possibilitando a abertura de novos loteamentos e a expansão, tanto industrial, quanto residencial. O sistema de abastecimento, somado ao novo sistema de tratamento de esgotos, que também está em fase adiantada de construção, irá possibilitar um grande salto de progresso para Sertanópolis”, comemorou.

            A Prefeita Ana Ruth tem acompanhado de perto as obras da nova caixa d’água. Segundo ela, “é uma grande conquista para nossa cidade. A quanto tempo não era construída, não havia expansão da capacidade de abastecimento de água potável em nossa cidade?”, perguntou.

Saae de Sertanópolis, obra da caixa d’água em processo de finalização.