Sertanópolis

Sertanópolis é referência em manutenção de vias públicas

Deputado Alex Canziani explica aos prefeitos os benefícios do Consórcio.

No dia 21 de julho, vários prefeitos, vereadores e lideranças da região estiveram em Sertanópolis, a convite do Deputado Federal Alex Canziani para verem, in loco, o trabalho executado pelo Prefeito Tide Balzanelo no que diz respeito à manutenção e conservação da malha viária do município, considerado uma das melhores da região.

Sertanópolis integrou o Cindast – Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Região de Astorga que hoje se chama Cindepar – Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná, que possui 123 municípios associados.

O consórcio possui 16 máquinas e equipamentos orçados em mais de 4,5 milhões de reais, incluindo três usinas de micropavimento, uma de pré-mistura a frio, dois caminhões, duas máquinas (destocadora e extrusora), dois rodos compactadores, dois caminhões pipa e um caminhão prancha. O Cindepar deve assumir, em breve, uma fábrica de tubos de concreto desativada em Arapongas.

O vice-prefeito Edson Pedro Filho destacou a rapidez do serviço e a satisfação da população com relação à manutenção das vias públicas. “O custo/benefício é o principal fator de sucesso do Cindepar”, disse.

O Coordenador da RML – Região Metropolitana de Londrina, Marco Antônio Santi, informou que Londrina também passou a integrar o Consórcio. Segundo Antônio Carlos Lopes, Presidente do Cindepar, “estamos hoje aqui em Sertanópolis para mostrar aos prefeitos da região as vantagens do Consórcio. O sucesso se deve ao Deputado Alex Canziani, que foi um visionário e apostou neste consórcio, tão necessário para os municípios do Paraná. As ruas de Sertanópolis estão melhores que muitas ruas de Londrina”, afirmou.

Vereadores de Sertanópolis, Glauco, Ana Ruth e Leila Pissinati.

O Prefeito Tide Balzanelo disse que o principal fator pela opção ao Cindepar foi a economia. Segundo ele, “o tapa buraco não funciona. É apenas um paliativo. Vem a chuva e estraga o serviço, levando embora o produto. Esse consórcio veio para ajudar. O micropavimento é para ser aplicado em ruas com movimento de veículos leves. Pelo consórcio não precisa licitar, basta a Câmara de Vereadores aprovar. Economizamos mais de 1,5 milhão em Sertanópolis”, completou.

Tide ainda informou que, até o final do ano, o problema da falta de água estará resolvido e cerca de 50 obras estão em andamento no município.

O Deputado Federal Alex Canziani disse que o Consórcio de Pavimentação era “um sonho que tínhamos há muitos anos. Não é uma associação apenas para municípios pequenos. Prova disso é a adesão de Londrina, agora. Estamos preparando um novo serviço para as prefeituras” adiantou, sem revelar do se tratava.

“Em época de eleição se tiver buraco na rua, o eleitor vai perceber e o prefeito que mais asfaltar vai sair em vantagem. Vamos fazer uma revolução no Paraná e levar o asfalto também para a zona rural, através de novas tecnologias que estamos estudando. Os municípios de Loanda e Paranavaí estão doando máquinas para o Consórcio, para melhorar ainda mais. O gestor que pensar diferente vai ter uma grande vantagem”, finalizou.

Os municípios de Primeiro de Maio e Bela Vista do Paraíso estão entre as cidades com a situação mais crítica em termos de manutenção do asfalto da cidade. O Cindepar estuda a possibilidade do SEDU – Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná financiar os insumos para utilização no consórcio. Em breve o Cindepar deverá oferecer também o recape e asfalto através do processo TST – Tratamento Superficial Triplo.

Na foto, comitiva de Primeiro de Maio, com a então candidata a Prefeita, na época, Bruna Casanova. O ex-vereador Juscelino, de Sertanópolis, também aparece, à esquerda.
Prefeito Juninho de Florestópolis, com o vereador Zezão.
Prefeito Marcos Pinduca, de Alvorada e o Advogado Alessandro Búfalo.
Prefeito Brene, de Bela Vista, acompanhado pelos vereadores Rondineli e Elisete Vilaça.