Sertanópolis

Vereador quer terceirizar sua obrigação

Vereador Katuaba quer “notícias ruins” em nosso jornal.

            Só faltava essa. O vereador Sidnei Rogério Ribeiro, vulgo Katuaba, pretende terceirizar a principal função do vereador, que é a fiscalização. Ele deseja transmitir ao Jornal da Cidade, aquilo que não tem capacidade para fazer.

            O vereador afirmou que o jornal deveria publicar “notícias ruins” sobre a cidade. Não dá para entender o que seriam as “notícias ruins” propaladas pelo vereador. O que é ruim para um pode ser bom para outro. Talvez o vereador pretenda transformar o Jornal da Cidade num periódico factoide e sanguinolento, já que não consegue discernir a nossa linha editorial. O Jornal da Cidade, tem como pauta, a mais de 22 anos, o otimismo, o positivismo, as coisas boas e saudáveis. Nada contra algum veículo que paute por notícias hediondas, desanimadoras e negacionistas. Desde nossa fundação foi assim. Não publicamos baixarias, desalentos, fofocas e matérias do mundo cão. Para isso, existem inúmeros blogs, espaços na internet e na TV que, se espremer, sai sangue.

            Entendemos que a vida já é difícil e não seremos nós um canal para torna-la mais complicada ainda. Caso o vereador encontre uma “notícia ruim”, deve leva-la aos órgãos competentes para que seja corrigida. Ao Ministério Público ou ao Juizado, caso seja necessário. Porém, não será através deste jornal que isso será feito. O vereador é um homem público, sujeito a críticas e sua principal função é fiscalizar, apresentar propostas, discutir e aprovar leis que serão aplicadas no município. Nesse interim, vale lembrar que o vereador, com cinco anos e meio de mandato, NUNCA apresentou um projeto de lei sequer, nunca trouxe um centavo de algum deputado, uma emenda. No máximo, pegou carona em projetos de outros vereadores. Individualmente, jamais. Gastou dinheiro público com viagens e salários, caríssimos, por sinal, ao se comparar com os resultados obtidos.

                Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo. Nesse ponto, novo deslize: O vereador não fiscalizou a si próprio, ao assinar, sem ler,  a construção do novo prédio da Câmara Municipal, uma faraônica obra que está parada e já consumiu milhares de reais do dinheiro do povo (como gosta de falar). Como desconhece suas funções, vamos desenhar: Cabe também aos vereadores, verificar se estão sendo cumpridas as metas e atendidas as normas legais. Por exemplo: O vereador sabia que é obrigação do gestor público dar publicidade aos atos e ações institucionais? Está na lei. Consulte a LRF. Se um cidadão paga os seus impostos, ele tem o direito de saber onde o seu dinheiro está sendo investido. Na execução de um asfalto, na aquisição de um carro, na manutenção da saúde e educação, no cumprimento da lei. Talvez o vereador não saiba, mas o Jornal da Cidade tem feito seu trabalho com parcimônia e responsabilidade, a um custo muito menor que o salário de um vereador, que trabalha poucas horas por semana.. Vai uma cacofonia para encerrar: Já o nobre edil, o tá longe disso…