Pandemia

Baixa procura leva municípios devolverem vacinas

A redução na procura por vacinas tem levado alguns municípios da região a devolverem os imunizantes para a 17ª Regional de Saúde. Os municípios da região que irão devolver vacinas são: Sertanópolis (348 doses) Primeiro de Maio (490 doses), Porecatu (101 doses), Cambé (2.820 doses), além de Bela Vista do Paraíso e Miraselva, entre outras cidades do Paraná. Cerca de 1,5 milhão de paranaenses ainda não tomaram a segunda dose.

A baixa adesão à campanha de imunização se deve a boatos que circulam, principalmente nas redes sociais, que as vacinas teriam efeitos colaterais, como associação com óbitos, aids, imunizantes experimentais e até câncer. Essas afirmações não passam de mentiras, que ocasionam uma séria preocupação de saúde pública.

É um absurdo ter que devolver vacinas que salvam vidas, por causa de mentiras de pessoas desocupadas. Como as vacinas iriam vencer, foi necessária a devolução para que sejam enviadas a outros municípios que estão em falta de doses.

A Secretaria de Saúde faz um apelo e pede que a população se vacina contra a Covid-19. Não deixe de se vacinar. Não há efeitos colaterais e a vacina faz bem a você, a sua família e o restante da população. Com a chegada de novas variantes no país, tornou-se necessária a imunização completa. Tome a segunda dose e a dose de reforço. Procure o local mais próximo e se informe. As equipes de funcionários da saúde estão indo atrás das pessoas que ainda não se vacinaram. Isso não seria necessário se a população fizesse a sua parte. Vacina é vida. Vacina protege.

Devido a baixa procura, vários municípios estão devolvendo vacinas, antes que termine o prazo de validade.