Alvorada do Sul

Ensinando compostagem doméstica

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que aconteceu entre os dias 05 a 09 de junho, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Alvorada do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início, no último dia 05 de junho, ao projeto de educação ambiental intitulado “Compostagem Doméstica: A Mágica da Transformação”.
O projeto deverá ser executado de forma continuada e foi dividido em duas fases. Na primeira foram ministradas palestras com alunos das redes de Ensino pública e privada do município. Em seguida, foram ativadas as 35 composteiras, devidamente instaladas nas escolas, no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e no Hospital Municipal Emílio Alves.
Também foi oferecida uma capacitação para os profissionais responsáveis pela composteiras e distribuídos materiais didáticos, ensinando como montar uma composteira utilizando materiais recicláveis.
A segunda fase do projeto consiste na expansão do processo de compostagem, aos lares do município, tendo os alunos como disseminadores dessa prática, utilizando, para confecção das composteiras, tecnologias simples e economicamente viáveis.
Entre os objetivos do projeto estão o fomento de boas práticas ambientais, a divulgação da importância da separação dos resíduos por categoria (orgânico, reciclável e rejeito), com a consequente diminuição gradual do volume de material encaminhado ao aterro sanitário, além de estimular a prática de ações sustentáveis, atendendo os objetivos contidos na legislação municipal e as metas contidas na Agenda 2030, proposta pela ONU – Organização das Nações Unidas.
Composteira: O que é?
É um rico ecossistema que ajuda na redução do lixo doméstico e na emissão de gases do efeito estufa. A maior parte do lixo doméstico é formado por cascas de frutas, restos de verduras e outros rejeitos alimentares. Esse material, quando descartado em aterros e lixões acabam produzindo efluentes que contaminam o solo, lençóis freáticos e a atmosfera, devido a produção de gás metano. O resultado da compostagem é a produção de húmus, um adubo rico em nutrientes, que pode ser utilizado em plantações, árvores, flores, gramas e várias outras utilizações. O processo padrão é colocar uma porção de material orgânico (restos de frutas, verduras e comidas), para duas porções de material seco (palha, folhas secas, serragem de madeira). Em seguida misturar bem para facilitar a ação dos microrganismos. As minhocas ajudam acelerar esse processo.

Centenas de alunos da Rede Municipal de Ensino ouviram as palestras sobre o assunto.

As crianças puderam ver como é feita a compostagem doméstica e o resultado: Humus da melhor qualidade e menor impacto ambienttal.

Alunos receberam cartilhas sobre como fazer a compostagem doméstica e tiveram explicações dos técnicos.