Cidades da região vão receber vacina contra dengue
O Ministério da Saúde divulgou, no último dia 25 de janeiro, a lista das cidades que serão contempladas com as primeiras doses da vacina contra a dengue no Paraná. Dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 521 vão receber as doses. No Paraná, serão apenas 30 cidades, sendo apenas aquelas que estão localizadas na 17ª e 9ª Regional de Saúde, localizadas nas cidades de Londrina e Foz do Iguaçu.
Na regional de Londrina foram contemplados os municípios de Londrina, Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.
REMESSAS
A primeira remessa do imunizante, com 757 mil doses, chegou no final de semana no Brasil. Outra remessa, com mais 568 mil doses, deverá ser entregue em fevereiro. Até o final do ano, deverão totalizar 5,2 milhões de doses. O Brasil é o primeiro país do mundo a distribuir a vacina – fabricada pela farmacêutica Takeda – por meio do sistema universal, no caso, o SUS (Sistema Único de Saúde).
APLICAÇÃO EM FEVEREIRO
Ainda não há informações sobre a data e o quantitativo que será remetido para a Regional de Londrina. Mas a expectativa é de que a campanha tenha início em fevereiro. Caso o Ministério da Saúde envie as 27 mil doses não será necessário agendamento e a demanda será livre. Se o envio for fracionado, é bem provável que seja igual a imunização da Covid-19, com agendamento e por faixa etária. Inicialmente, o público alvo será crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos.
As vacinas serão disponibilizadas por faixa de idade. A quantidade de doses ainda é insuficiente para atender toda população.