centenário

Situação das ruas em Centenário do Sul continua crítica

Ao que parece, o Prefeito de Centenário do Sul, Júnior Tavian, se preocupa apenas com o aumento do seu salário. Enquanto isso, as ruas da cidade continuam em estado crítico. Com as chuvas, ficou provado que, além da péssima qualidade do asfalto, a drenagem (galerias pluviais), estão subdimensionadas ou entupidas. Os bueiros, cheios de lixo, não deram vazão às últimas chuvas e o resultado foram ruas alagadas, casas invadidas pela água e muito moradores com prejuízo financeiro, após perderem móveis e eletrodomésticos.
Tempos atrás, o prefeito se vangloriava nas redes sociais, após aplicar uma fina camada de borra de café em algumas poucas ruas da cidade. A obra, chamada de micropavimento, na verdade serve apenas para prorrogar um pouco mais o estado do asfalto. Sua durabilidade é de cerca de 3 anos e possui uma camada de menos de um centímetro de espessura. A rua fica pretinha, como se tivesse feito um asfalto novo. Porém a qualidade é duvidosa. Vários municípios que utilizaram esse processo, deixaram o micropavimento de lado e estão utilizando o Tratamento Superficial Triplo – TST, um intermediário entre o micropavimento e o CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente.
Porém, antes de recuperar o asfalto das ruas, é necessário realizar uma completa limpeza dos bueiros e galerias pluviais, que não suportam o volume de água das chuvas. Em alguns casos, torna-se necessário a construção de uma nova galeria, com tubos de tamanho maior, para que consiga suportar uma quantidade maior de chuva.
Confira, nas fotos abaixo e ao lado, algumas ruas prejudicadas pela má conservação das vias. Em algumas delas, os moradores plantaram bananeira e um pé de milho.

Os moradores plantaram bananeiras como protesto pelo péssimo estado de conservação das ruas. Casas foram invadidas pela água, que alagou ruas. Bueiros entupidos.