Agricultores de Alvorada do Sul recebem grade terraceadora
Através do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, 46 agricultores familiares da Microbacia do Bonitinho, localizada no Município de Alvorada do Sul, foram beneficiados com recursos para ações na gestão do solo e água.
O trabalho, realizado pelo Instituto Emater, Prefeitura Municipal e entidades parceiras, teve início em 2017, com a formação do Grupo Gestor Municipal, que consulta e organiza os agricultores, através de um diagnóstico participativo da situação atual, elabora um plano de ação e um plano de trabalho, que, após análise e aprovação, gerou um convênio entre o Estado, através da Seab e a Prefeitura Municipal de Alvorada do Sul.
A microbacia do Bonitinho foi cadastrada com uma área de mais de 2.500 hectares, com 81 agricultores, sendo 46 familiares, onde a principal atividade é a produção de soja e milho safrinha em 1.387 ha (53,64% da área total), o principal córrego é o Bonitinho e foram identificados ainda, mais 42 nascentes.
Entre as práticas apoiadas com recursos na ordem de R$ 210 mil, para os trabalhos de microbacia estão a implantação de 264 ha de terraceamento com pá carregadeira para 46 agricultores, aquisição de 290 toneladas de calcário para 21 agricultores, aquisição de materiais e serviços para a construção de 12 sistemas de saneamento básico, com caixa de gordura, fossa séptica e sumidouro, aquisição de 8 caixas para armazenamento de água nas residências e aquisição de uma grade terraceadora para o grupo, com 7 agricultores.
No dia 13 de agosto, a grade foi entregue para o grupo de beneficiários e contou com a presença do Prefeito Marcos Voltarelli, o Presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Moura, vereadores e representante do Chefe Regional da Seab de Londrina, Lorian Gair, Padre Luiz Laudino, representantes do Comitê Gestor Municipal, CMDRS, Sindicato Rural, Cocamar, Secretários Municipais, firma de planejamento e agricultores da Bacia do Bonitinho.
Na ocasião, Voltarelli destacou a importância da conquista, resultado de um trabalho integrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, com apoio da Emater e as diversas parcerias no meio rural. Segundo ele, “nosso município tem perfil agrícola e devemos apoiar todo tipo de iniciativa e melhoria nesse setor”, observou.
Os agricultores ficaram felizes em receber o equipamento, numa época oportuna para manutenção e construção dos terraços, nesse intervalo entre a colheita do milho safrinha e o plantio de soja, de agosto a outubro.
Os recursos que estão sendo aplicados na Microbacia do Bonitinho ajudam melhorar o manejo e a conservação do solo e da água, recuperando a fertilidade do solo e melhorando a qualidade de vida das famílias rurais, para continuarem competitivos, gerando ocupação e renda para mão de obra familiar, produzindo alimentos com sustentabilidade e movimentando a economia local.