Alvorada do Sul foi representada na Conferência Nacional de Assistência Social
A Assistência Social do município tem se destacado significativamente nos últimos anos. No ano passado, ganhou visibilidade nacional ao participar de um documentário promovido pelo Governo Federal, no qual representou o estado do Paraná no âmbito do Programa Criança Feliz, focado na Primeira Infância.
Além disso, o reconhecimento por suas práticas exemplares não se limitou ao nível Federal, pois também recebeu um prestigioso Prêmio de Boas Práticas concedido pelo Governo do Estado, na categoria otimização das informações do sistema de registro na gestão pública municipal, através da utilização do sistema do Programa Nossa Gente Paraná na inserção e acompanhamento das famílias para o Programa Criança Feliz.
Neste ano o município teve uma importante participação na XIV Conferência Estadual de Assistência Social realizada em Cascavel-PR de 03 a 05 de Outubro, com o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, com a eleição de uma delegada a Assistente Social Coordenadora do CRAS Vanessa Mara Solcia do município de Alvorada do Sul-PR para a Conferência Nacional realizada em Brasília-DF. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) atua brilhantemente em várias áreas sociais.
Pela primeira vez, Alvorada do Sul-Pr teve vaga e representatividade na 13ª Conferência Nacional que aconteceu entre os dias 05 a 08 de Dezembro, onde o tema central era o SUAS que temos e o SUAS que queremos. Este foi um momento muito importante em que aconteceu a avaliação da execução da Política de Assistência Social em âmbito nacional com a representatividade de todos os estados, seus avanços, retrocessos e as perspectivas para o biênio 2024-2026.
Com o apoio e incentivo da administração do Prefeito Marcos Antonio Voltarelli – Pinduca, o município também contou com a participação da Secretária de Assistência Social Letícia Brússolo Moura, que esteve como observadora no evento, onde também teve a oportunidade de conversar com vários setores do Ministério em que pode apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe do município. Esses diálogos proporcionaram um espaço valioso para compartilhar experiências, trocar conhecimentos e estabelecer conexões significativas com representantes do Ministério.
A oportunidade de apresentar as práticas bem-sucedidas do município e discutir os desafios permitiu uma colaboração mais estreita, visando aprimorar ainda mais as estratégias de apoio e fortalecimento da assistência social em nível local e nacional.
A assistência social é uma área de atuação que visa à proteção indivíduos, famílias e comunidades.