Estadual

Workshop em Curitiba reuniu jornais do Paraná

A Secretaria de Estado de Comunicação e Cultura reuniu, entre os dias 26 e 28 de julho, dezenas de empresários, jornalistas, publicitários e profissionais das áreas de comunicação para discutirem a necessidade de transformar os jornais impressos e sites em plataformas com conteúdo mais dinâmicos e atentos ao olhar digital.

O Workshop Digital 4.0 aconteceu no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e teve a parceria da Associação de Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI) e da Associação dos Jornais e Revistas do Paraná (Adjori), da qual o Jornal da Cidade é filiado.

Na abertura do evento, na sexta, a Fomento Paraná apresentou uma linha de crédito especial para apoiar os veículos de imprensa no processo de modernização de suas atividades. O programa incorpora novos itens nas possibilidades de crédito e se destina para as empresas que necessitem de recursos para ampliar seus negócios, mantendo ou gerando novos empregos. Podem ser financiados projetos de modernização dos jornais, migração da mídia, construção ou melhorias de portais na internet, além de capital de giro associado.

O Secretário de Estado da Comunicação Social e Cultura, Hudson José explicou que é papel do Estado oferecer mecanismos para que as empresas possam investir mais, adaptando seus negócios aos novos tempos. “São linhas para que os veículos de comunicação adquiram equipamentos e softwares para que possam ter o que há de mais avançado possível aos seus leitores e anunciantes”. Ele também destacou que a transformação digital é um processo inevitável e irreversível que vem atingindo as redações de jornais de todo mundo.

O Presidente da ADI, Nery José Thomé disse que o workshop digital 4.0 apresenta novos conceitos e modelos de gestão que devem ser disseminados em jornais do interior, onde as atualizações costumam ser mais demoradas. A associação reúne 20 jornais diários do interior do Paraná. O Presidente da Adjori, Elizio Siqueira afirmou que o workshop representa um marco para quebrar paradigmas do mercado jornalístico. Segundo ele, “quase todos os jornais e revistas já investem no meio digital a algum tempo. Precisamos investir ainda mais para melhorar nossos portais e, com isso, aperfeiçoar a comercialização deles”, observou. A Adjori reúne cerca de 150 publicações com periodicidade semanária, quinzenária e mensais.

Para representar o Jornal da Cidade estiveram presentes o Diretor Proprietário, Getulio V Soares e a diretora comercial e de marketing, Fabiane Framarin Soares.

Ao lado, os associados da Adjori PR participaram do Workshop 4.0 junto ao Governo do Estado.
Secretário de Comunicação do Estado Hudson José. Foto Gilson Abreu
Presidente da Adjori – Elizio Siqueira, Presidente da ADI – Nery José Thomé e o Secretário de Comunicação do Estado Hudson José.Foto Gilson Abreu
Presidente da Adjori, Elizio Siqueira e o Diretor do Jornal da Cidade, Getúlio V. Soares.