Agora é oficial: Florestópolis é reconhecida nacionalmente
No último dia 12 de novembro, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, sancionou a Lei Nº 13.900, concedendo à Florestópolis o título de Berço da Pastoral da Criança.
A lei foi proposta pelo Senador Flávio Arns (Rede/PR), através do Projeto de Lei do Senado 54/2010. A Pastoral da Criança foi fundada em Florestópolis em 1983 por Zilda Arns, com objetivo de combater a mortalidade infantil, através de uma rede de voluntariado. A ideia consolidou-se mundialmente, ajudando até hoje milhões de crianças em condições de risco de sobrevivência.
Fundamentada nos princípios universais dos Direitos Humanos, a Pastoral da Criança tem por meta principal oferecer a menores carentes ações básicas de saúde, nutrição e educação, bem como programas de apoio a familiares, incluindo alfabetização de adultos e redução da violência familiar.
O Prefeito Nelson Júnior comemorou a homenagem. Segundo ele, “toda população de Florestópolis conhece a origem da Pastoral da Criança, um programa que ajuda menores carentes em vários países. Mas faltava um reconhecimento oficial. Com esse projeto de lei, fica instituído o município de Florestópolis como berço da Pastoral da Criança, de forma oficial. Uma homenagem que o povo de Florestópolis merecia. Queremos também agradecer ao Senador Flávio Arns pelo projeto de lei e aos demais senadores que votaram pela aprovação, assim como ao Presidente Jair Bolsonaro, que sancionou a lei. Agora é lei e Florestópolis é, oficialmente, o berço mundial da Pastoral da Criança. Nosso muito obrigado a todos”, completou emocionado.