Tempo seco favorece queimadas em Jataizinho
A falta de chuvas e o tempo seco em todo estado do Paraná favorecem a presença de queimadas em terrenos baldios e em áreas rurais. Somente em Jataizinho, segundo relatório do Grupamento de Bombeiros de Ibiporã, houveram 4 ocorrências de incêndio desta natureza nos últimos cinco meses.
Por esta causa, o Departamento de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jataizinho relata que nos últimos 10 dias houveram 4 pontos de incêndio nas áreas rurais e urbanas. Causando transtorno para as populações que moram próximas dessas áreas, além do impacto ao meio ambiente.
Segundo o diretor do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Jataizinho, Wiliam Piva, é comum nas estações de outono e inverno a ocorrência de queimadas como forma de eliminar o mato alto ou mesmo o manejo de pastos, explica. Mas muitas pessoas, se esquecem do alto risco que esses incêndios oferecem para as comunidades, pois uma pequena queimada pode se alastrar para outras propriedades ocasionando morte de pessoas e animais, contaminando o solo.
Piva, salienta que existem muitas ocorrências em que a equipe da prefeitura chega aos locais de incêndio e as áreas já estão tomadas pelo fogo, sendo necessário acionar o Corpo de Bombeiros da cidade de Ibiporã, aumentando as possibilidades desses incêndios se alastrarem.
Este tipo de prática, além de danosa à vida humana e ambiental, é crime e, além de multa, pode ocasionar prisão. Piva pede para que as pessoas se conscientizem em não jogar lixo em terrenos baldios, pois isso favorece a propagação de incêndios. Além de evitar o descarte de bitucas de cigarro nas estradas próximas a áreas de preservação ambiental e áreas urbanas, e evitar a prática de queimada de qualquer espécie dentro da cidade.
Em caso de risco iminente à vida e ao meio ambiente, ou mesmo se houver dúvidas, as pessoas podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros ligando 193, informando o seu nome, local, e quais as condições do local do incêndio.
Defesa Civil de Jataizinho
A Coordenadoria de Defesa Civil de Jataizinho vem se articulando para estruturar uma equipe de voluntários, técnicos e de atendimento a casos como queimadas, alagamentos e risco à vida e ao meio ambiente. Segundo Piva, que também é integrante da coordenadoria, atuando como vice coordenador, a instituição está realizando reuniões periódicas junto aos integrantes voluntários, e pretende ser atuante junto à comunidade, na educação de prevenção de riscos.
Ele também frisou a importância de tornar a instituição de Defesa Civil forte e integrar a população e, aos órgãos de apoio às ações de prevenção e atendimento em áreas de atenção. “Jataizinho está dando novos passos para se tornar cada vez mais forte” termina.