Dia Mundial do Turismo é celebrado em Guarapuava com grandes conquistas
Nos últimos anos, o município de Guarapuava tem se destacado no cenário nacional como um dos melhores locais para se fazer Turismo, sobretudo, o Turismo rural e de aventura.
É uma cidade de importância nacional, pois faz parte do entroncamento rodoferroviário, denominado corredor do Mercosul, entre a Capital, Curitiba, e Foz do Iguaçu.
O município é o maior produtor Brasileiro de malte e da cevada e, por isso, recebeu o título de Capital Paranaense do Malte e da Cevada. Neste quesito, o distrito de Entre Rios se destaca com suas belezas, história e cultura.
Encontros, palestras, workshops e rodas de conversa têm sido promovidos nos últimos tempos, com o intuito de mostrar, cada vez mais, os potenciais desta atividade. A Secretaria de Turismo e Eventos, promoveu, no dia 31 de agosto, uma reunião sobre Turismo Rural, para pequenos produtores e futuros empreendedores da região.
A iniciativa teve por objetivo explanar aos interessados os meios que podem ser utilizados para se tornarem parceiros, como as associações de moradores, por exemplo. Esta é uma medida que beneficia os produtores com a geração de renda, incorporação da mulher ao trabalho remunerado, além de agregar valores aos produtos primários.
“A prefeitura de Guarapuava tem uma missão muito bem definida, que é apoiar todas as iniciativas de fomento ao Turismo, sobretudo, a de dar condições aos produtores rurais para que possibilitem a prática do turismo rural. Por meio de associações, todos estão se reunindo e buscando alternativas sustentáveis. A nós, cabe incentivar esses empreendedores para que prosperem e elevem, cada vez mais, o nome de nossa cidade. A maior vantagem de se associar, de formar grupos, é que, a partir de então, se pode agir dentro da legalidade e angariar recursos, firmar convênios com órgãos públicos e outras instituições de financiamento, para que o setor se desenvolva. Estamos aqui para apoiar essas atitudes e fazer com que nosso Turismo cresça cada vez mais”, observa o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.