Jornal da Cidade

Municípios estão recebendo caçambas para coleta de resíduos da construção civil

Os municípios de Alvorada do Sul, Florestópolis, Leópolis, Porecatu, Prado Ferreira e Rancho Alegre, além de outras dezenas de cidades paranaenses estão recebendo a entrega de 268 caçambas, totalizando 67 municípios do Paraná.

            Os equipamentos completam o kit voltado exclusivamente para o serviço de coleta e destinação final dos resíduos gerados por atividades da construção civil, composto ainda por caminhões poliguindastes, entregues para as prefeituras no ano passado. O investimento chega a mais de R$ 21,5 milhões, com recursos depositados pela Petrobras no Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), devido a uma indenização por um acidente ambiental a mais de 20 anos no Rio Iguaçu.

            A ação integra o Projeto Patrulha Ambiental – Coleta de Resíduos de Construção Civil (RCC), programa executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).                          “Essas caçambas que estamos entregando agora são um complemento aos caminhões poliguindastes. É uma forma de ajudar na limpeza pública dessas cidades.                 Com isso, queremos dar condições para as prefeituras desenvolverem uma política pública de gestão de resíduos”, destacou o diretor presidente do IAT, Everton Souza.                       “Lembrando que são municípios pequenos, muitos com menos de 10 mil habitantes, que precisam do apoio do Governo do Estado para avançar nessa destinação adequada dos resíduos sólidos”, acrescentou.

            A iniciativa foi instituída pela Lei 12.305/2010, que regulamenta o manejo ambientalmente correto dos resíduos sólidos e define as metas de reutilização, redução e reciclagem que minimizam o nível de rejeitos para destinação final. O lixo é um dos maiores problemas ambientais do planeta. No Paraná, o Governo está ajudando a amenizar esses danos, afirmou o diretor do IAT.

            O Projeto Patrulha Ambiental faz a entrega de equipamentos e recursos para auxiliar os municípios, através de caminhões poliguindastes, caminhões pipa, compactadores de lixo, caminhões de coleta seletiva e caminhões limpa-fossas, que auxiliam no desenvolvimento de ações que possibilitem atividades para prevenção e melhoria da saúde pública.