Jornal da Cidade

Superagro repete sucesso de anos anteriores

No dia 09 de janeiro, aconteceu o lançamento oficial do Superagro 2019, promovido pela Agro100 e parceiros do evento. Com a presença de mais de 400 produtores e técnicos do agronegócio reunidos no auditório do Shopping Aurora, foi realizada uma palestra sobre as perspectivas do mercado de soja e milho, além do lançamento oficial do evento de difusão de tecnologia e negócios, que seria realizado entre os dias 15 a 17 de janeiro, no Km 3 da Estrada da Cegonha, em Londrina.

O Presidente da empresa, Walter Bussadori Júnior, mostrou na abertura do encontro algumas das novidades que serão apresentadas durante a realização do Superagro 2019. Entre elas, o Espaço da Agricultura Digital, com estandes de 14 startups que desenvolvem e oferecem programas de monitoramento e gestão para que o agricultor entre no processo da Agricultura 4.0. O evento contará ainda com o Espaço Mulher, dedicado às esposas e filhas dos produtores, com oficinas de maquiagem, massagem e vasos decorativos, além de palestras sobre o papel da mulher no meio rural.

Porém, segundo Bussadori, “a maior novidade será o estande da empresa Climatempo, que deve implantar um radar climático exclusivo para os clientes da Agro100. Esse será o nosso grande diferencial. Nossos clientes poderão monitorar a ocorrência de chuvas e outros fatores climáticos com antecedência e precisão. É o mesmo sistema utilizado nas corridas de Fórmula 1, possibilitando aos produtores fazer as operações de plantio, aplicação de agroquímicos e colheita com absoluta segurança”, disse.

Durante a abertura, o Engenheiro Agrônomo André Pessoa, especialista em mercado agrícola e diretor da empresa Agroconsult, falou sobre os cenários para os mercados de soja e milho na safra 2018/2019. Ele aconselhou os produtores fazerem o chamado “barter”, troca de insumos por grãos a serem colhidos, garantindo custos de produção estáveis, aproveitando as melhores oportunidades do mercado.

O Superagro 2019 contou com a participação de 70 empresas fornecedoras de fertilizantes, agroquímicos, agrobiológicos, máquinas, equipamentos, veículos, soluções tecnológicas e negócios. Cerca de 5.000 produtores do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul compareceram durante os três dias do evento. O principal foco do evento foi a agricultura 4.0, que está informatizando todo o sistema de produção, controle e acompanhamento dos resultados das atividades nas propriedades rurais. Além das empresas Geodata, Climatempo, Climate Wiew, mais 14 startups estiveram presentes, mostrando o que existe mais avançado para a informatização da atividade do produtor rural.

Palestras técnicas foram realizadas no Espaço Ciência e Tecnologia pela Embrapa, Iapar, Emater-PR e Adapar.

O Superagro 2019 foi realizado num espaço com 24 hectares, sendo 12 hectares sob um pivô central de irrigação, de campos de demonstração de cultivares, agroquímicos e técnicas de manejo de lavouras, além da exposição de máquinas, equipamentos e veículos. A Central de Negócios teve um balanço positivo e decidiu continuar com o programa de promoções e trocas de insumos por grãos até o dia 02 de fevereiro. Segundo Walter Bussadori Júnior, “estendemos a campanha para que os produtores tivessem mais tempo para analisarem as propostas, garantindo assim um custo de produção estável, sem risco das oscilações do mercado de insumos, geralmente influenciados pela variação cambial e fatores de política e mercado internacional, que estão fora do seu controle”, explicou.

Nestes cinco anos de realização do Superagro, o evento se transformou numa referência na difusão de tecnologia e inovação do agronegócio do Brasil. O Superagro é realizado anualmente, no mês de janeiro pela Agro100 e mais de 60 empresas do agronegócio na fazenda da empresa, localizada na Estrada da Cegonha, km 03, em Londrina.

Foram várias demonstrações práticas e palestras voltadas aos agricultores, com objetivo de melhoria não apenas no campo, mas na gestão do negócio e tecnologia aplicada.

 

Demonstrações de desempenho dos insumos, sementes, equipamentos e produtividade foram exibidas aos agricultores que visitaram o evento.

 

Negociações flexíveis movimentaram os clientes em busca de melhores oportunidades financeiras e de plantio.