MP afasta servidores por fraude
O Ministério Público de Cornélio Procópio afastou quatro servidores municipais de Leópolis por fraude no registro de ponto. Os denunciados foram alvos da Operação Falsários, deflagrada em setembro do ano passado, com a finalidade de verificar possível fraude ao sistema de ponto dos servidores municipais.
A 2ª Promotoria de Justiça de Cornélio Procópio, no norte pioneiro, apresentou denúncia criminal pelo crime de falsidade ideológica. No último dia 02 de abril, o Juízo da Vara Criminal recebeu a denúncia e deliberou pelo afastamento liminar de dois dos réus do exercício da função pública pelo prazo de 120 dias, conforme requerido pelo MPPR.
Os denunciados foram alvos da Operação Falsários, com o intuito de verificar possível fraude ao sistema de ponto eletrônico da prefeitura e outros órgãos municipais.
Foi cumprida ordem de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Leópolis, com o confisco de diversos documentos. Após a análise do material, os ilícitos foram verificados e apresentada ação penal.
Além da fraude na adulteração do sistema de ponto eletrônico, uma das denunciadas deve responder por peculato (apropriação de dinheiro público) por subtrair indevidamente uma parte do valor de uma diária de viagem.
O processo possui o Nº 0001179-14.2023.8.16.0075 e o pedido de afastamento foi solicitado em 28 de março.