Três municípios do Paraná vão aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar
A programação da Semana Estadual de Conscientização sobre o Desperdício de Alimentos prevê a adesão dos municípios de Primeiro de Maio, Verê e Japira ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O protocolo fortalece o trabalho integrado entre prefeituras, Estado e União em prol do tema. O Paraná tem 214 municípios no sistema federal e é líder em adesões no Brasil. O Dia Mundial de Alimentação é celebrado em 16 de outubro por mais de 150 países.
Este ano o tema proposto pela FAO para o Dia Mundial da Alimentação é “Cuidar da água, cultivar um futuro sustentável”. O objetivo é levar a população a refletir sobre a importância de preservação desse bem.
NASCENTES
Este ano o Estado implantou a maior ação para proteção de nascentes no Paraná e no Brasil, com a proposta de revitalizar pelo menos três fontes de cada município paranaense. O objetivo é preservar entre 30 mil e 35 mil minas d’água até 2026. Os agricultores que aceitarem participar desse desafio podem se considerar “produtores de água”.Ainda está na memória dos paranaenses a mais severa crise hídrica dos últimos 90 anos enfrentada pelo Estado. A estiagem prolongada se estendeu desde meados de 2019 até janeiro de 2022 e trouxe impactos para a agricultura, as diversas atividades econômicas e consumidores
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ressaltou a sensibilidade do Estado e o empenho da Secretaria e do IDR-Paraná nessa ação. “É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou.
AÇÕES
O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) desenvolve importantes programas com foco na garantia do direito humano à alimentação adequada e na segurança alimentar e nutricional como o Leite das Crianças, Apoio à Implantação de Restaurantes Populares, Cozinhas e Panificadoras Comunitárias, Hortas Urbanas e Periurbanas e outros equipamentos como banco de alimentos, feiras, centrais públicas para gêneros da agricultura familiar.O Programa Compra Direta Paraná nasceu em plena pandemia e hoje, em sua quarta edição, complementa a alimentação para 365 mil pessoas de todos os municípios do Estado. A chamada pública do programa tem prazo de adesão até 16 de outubro.