Sertaneja

Sertaneja intensifica combate à dengue

            Um dos grandes problemas dos municípios, após o Covid, tem sido o aumento considerável de casos de dengue. Sertaneja não se descuida e tem intensificado o combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor e transmissor da dengue.

Nas áreas mais afetadas, é realizada a aplicação de inseticida.

            A fêmea do mosquito é a principal transmissora da dengue no Brasil. É um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar seus ovos ou larvas em águas do meio rural. Qualquer epidemia de dengue, está diretamente relacionada à concentração da densidade do mosquito, ou seja, quanto mais insetos, maior a probabilidade de a doença ocorrer.

            Em Sertaneja, equipes de endemias tem se desdobrado para manter o nível de proliferação do inseto dentro de padrões seguros. O Prefeito Jamison Donizete disse que “com a redução da epidemia de covid, agora voltamos nos preocupar com a dengue. Não significa que a covid acabou, mas está mais controlada, graças a vacina. O Paraná é um exemplo, pois é um dos estados do Brasil, com o maior número de pessoas vacinadas. Com isso, o foco agora passa a ser a dengue, que nessa época do ano, o combate é fundamental para diminuir a infestação do mosquito. Peço a toda população a colaboração no sentido de manter os quintais limpos, evitar água parada e todos os lugares onde possa surgir criadouros do mosquito. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas é preciso que a população nos ajude”, alertou.

            Todos os meses são realizados bloqueio e remoção de criadouros do mosquito da dengue em bairros do município, aliado a aplicação do inseticida nas áreas mais afetadas.

Agentes de endemias percorrem toda a cidade em busca de criadouros do mosquito.