Campeonato de Futsal termina em confusão
O que era para ser uma bela noite esportiva acabou em confusão, no último dia 02 de agosto. O jogo de abertura da noitada esportiva foi entre as equipes femininas de futsal de Sertanópolis, as Maravilhas x Ativistas, com arbitragem da Federação Paranaense de Futsal. Aos nove minutos do primeiro tempo, a jogadora Fernanda anotou um belo gol, com um chute da intermediária colocado no canto esquerdo da goleira da equipe do Maravilhas. ]
No segundo tempo, Mayara, aos 14 minutos deu os números finais ao placar: Ativistas 2 x 0 Maravilhas. No segundo jogo foi disputado o terceiro e quarto lugar. Jogaram as equipes do Juvenil EC e Esporte Bach. O primeiro gol foi do Bach, aos 5 minutos, com um tiro indefensável da intermediária, desferido pelo atacante Allan. No segundo tempo, a equipe do Juvenil corrigiu algumas falhas e voltou melhor, mais determinado. Aos 6:30”, depois de uma defesa parcial do goleiro Vinícius do Bach, Jeferson, do Juvenil aproveitou o rebote e mandou a bola para as redes. Aos 13:30”, o jogador Nilton Poças, do Juvenil fez uma linda jogada individual e anotou um golaço, de calcanhar. A equipe do Bach ainda teve o goleiro contundido e seu substituto nos minutos finais foi jogar na linha, deixando o gol escancarado. Era tudo ou nada. O placar estava 2 x 1 e o empate levaria o jogo para decisão por pênaltis. A estratégia não deu certo e, faltando poucos minutos para terminar, depois de um passe açucarado do jogador Bruno, do Juvenil, o atacante Nilton Poças, em noite inspirada só teve o trabalho de tocar para o fundo do gol. O placar ficou em Juvenil 3 x 1 Esporte Bach. Um belo jogo.
No intervalo dos jogos, aconteceram apresentações das equipes de GR da Divisão de Esportes e do Instituto Eulália Zanin, que apresentou um número de dança de rua. A professora de GR é Kamilly Faria, de muitos títulos pela Unopar e pela Seleção Brasileira de GR, é quem coordena o projeto de Ginástica Rítmica de Sertanópolis, que atende cerca de 200 crianças com idades entre 5 a 12 anos.
A partida final, decisiva, seria entre as equipes do Rizzato/Franco x EF/MF BSR. Já no início, a coisa não começou bem. A torcida do Irmãos Fachini jogou pipoca no meio da quadra, obrigando jogadores e árbitros limparem o local. Logo no início da partida, aos 1:30”, o jogador Costelinha anotou o primeiro gol dos Irmãos Fachini, encaixando uma bola indefensável no canto esquerdo do Goleiro Bonfain do Rizzato/Franco. Aos 3:30” mais um gol dos Irmãos Fachini/BSR. Dessa vez foi o atleta Bicafé o marcador, depois de uma bela jogada pela esquerda. A equipe dos Fachini/BSR estava arrasadora. Aos 9 minutos, foi a vez de Roninho ampliar o placar. Só que aí veio a confusão. Pelo que ficamos sabendo depois, havia uma mágoa entre o jogador Roninho e o Fernando do Circo, de jogos passados. Bastou uma provocação para o circo pegar fogo. A confusão foi geral, o árbitro expulsou um de cada time, mas, mesmo assim, os ânimos não se acalmaram. A torcida acabou entrando na confusão e a briga foi generalizada.
Um péssimo exemplo de como não deve ser o esporte. Sem o famoso “fair play”, sobrou prá todo mundo e o jogo acabou indo para o tapetão da Federação Paranaense de Futsal. Vamos aguardar o resultado para saber se vai ter outro jogo, se o placar vai ser mantido, o que vai acontecer. Uma pena que tenha terminado dessa forma. Era para ser uma bela noitada esportiva e acabou sendo um péssimo exemplo para as crianças e famílias que foram até o Ginásio de Esportes Teixeirão para assistir futsal e não MMA. O Secretário de Esportes, Fabinho Araújo lamentou o ocorrido e o Departamento de Esportes divulgou a decisão da Comissão de Ética, no último dia 07 de agosto.
Segundo os membros da Comissão, o atleta Rony Correia da equipe EF & MF BSR extrapolou ao comemorar a marcação de um gol, fazendo gestos de deboche defronte o banco de reservas da equipe do Rizato/Franco. O atleta Rodrigo Evangelista não se conteve e agrediu o atleta que provocava. O atendente da equipe EF & MF BSR, Mairon Fachini também invadiu a quadra e desferiu socos e pontapés, sendo expulso. Na saída, Fachini foi agredido pela torcida, ocorrendo uma briga generalizada, inclusive com a invasão da quadra. O jogo foi suspenso, pois não havia mais clima e segurança aos presentes no evento.
Ao analisar as imagens dos vídeos de monitoramento, foi possível verificar que o atleta Claudio Ney dos Santos, da equipe Shoop Sertão/Shark City foi um dos agressores do atendente Mairon Fachini na saída da quadra. Na sequência, o atleta Alessandro da Conceição, também teria agredido Mairon. Outros membros da torcida também participaram da briga generalizada.
Dessa forma, a Comissão resolveu punir Rony Correia, Mairon Fachini, Rodrigo Evangelista, Claudio Ney dos Santos e Alessandro da Conceição com a suspensão das próximas 12 partidas de campeonatos a serem realizados pelo Departamento de Esportes da Prefeitura de Sertanópolis.