Cursos do Sindicato Rural em maio
No mês de maio, o Sindicato Rural Patronal de Sertanópolis manteve o ritmo de cursos profissionalizantes e de capacitação, em parceria com o Senar/PR e com empresas do município.
No dia 05, foi realizado, em parceria com o Senar e a empresa Seara Agroindústria, mais um curso NR 35, de atualização no trabalho em altura. Foram disponibilizadas 8 vagas, com carga horária de 8 horas. O objetivo do curso é a atualização dos participantes no emprego de técnicas de trabalho em altura em agroindústrias, garantindo segurança e integridade física dos envolvidos direta ou indiretamente.
Nos dias 15 e 16 de maio, desta vez em parceria com a LCA Alimentos, foi realizado um curso de Primeiros Socorros, com a participação de 13 alunos e carga horária de 16 horas. O objetivo era preparar o participante para iniciar os procedimentos de socorro emergencial em caso de necessidade.
Entre os dias 15 e 19 de maio, foi realizado o curso de Operação e Manutenção de Motosserra. Esse curso teve 4 inscritos, de um total máximo permitido de 6 alunos. Com carga horária de 40 horas, o curso tinha como propósito empregar as técnicas corretas de operação de motosserra no corte polivalente de árvores e madeiras.
No dia 17 de maio, foi realizado, em parceria com a LCA Alimentos, o curso NR 35, de atualização no trabalho em altura. Esses cursos são importantes na agroindústria, como forma de manutenção de elevadores e silos de armazenagem. Foram inscritos 8 alunos, com carga horária de 8 horas.
Nos dias 18 e 19 de maio, também em parceria com o Senar e a empresa LCA Alimentos, foi realizado o curso NR 33 – Espaço Confinado. Com a participação de 7 alunos e carga horária de 16 horas, os participantes receberam atualização para entrar num espaço confinado e realizar atividades de limpeza, inspeção, manutenção, consertos, soldagens e resgates, com total segurança.
Entre os dias 22 a 26 de maio, em parceria com o Moinho, foi realizado o curso NR 33 – Espaço confinado para Supervisores. Foram inscritos 10 alunos, com objetivo de capacitar o trabalhador para entrar num espaço confinado e realizar atividades com total segurança, inclusive supervisionando os funcionários.
De 29 a 31 de maio, também com o Moinho Globo, foi realizado o curso Brigada de Incêndio. O objetivo do curso é a formação de uma brigada de incêndio para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, em casos de emergência. O curso teve a participação de 16 alunos, com carga horária de 24 horas.