Educação inclusiva em Sertanópolis
O Departamento Municipal de Educação de Sertanópolis tem procurado proporcionar uma educação de qualidade para todos. Segundo a Diretora de Educação, Graziela Fernanda Alves Fávero, “não iremos deixar nenhum aluno para trás. A educação inclusiva não implica somente em aceitar a matrícula do educando com necessidades especiais no Sistema de Ensino. Buscamos um sistema educacional que respeite, aceite e possibilite o acesso e a permanência de todas as pessoas, garantindo uma escolarização com competência e qualidade. Sendo assim, na escola, só existe inclusão de fato se o aluno tem aproveitamento integral do processo ensino/aprendizagem. Sem aquisições pedagógicas, não se pode falar em inclusão”, observou.
Com a resolução Nº 01/2022, foi criada a Comissão Municipal de Educação Inclusiva, composta por pais e mães de alunos, professores, profissionais da saúde e especialistas na educação especial. Essa comissão foi constituída com a finalidade de criar protocolos que garantam os direitos das crianças com necessidades especiais.
No último dia 21 de setembro, a Comissão esteve reunida para aprovar a Instrução Normativa Nº 01/2022, que regulamenta a oferta do professor de apoio e também aprovar diretrizes para o trabalho do professor de contraturno. Ainda segundo Graziela Fávero, “quando especialistas somam esforços, o resultado é a excelência na educação”, completou.
Como o Jornal da Cidade já havia informado em nossa última edição, foram convocados 20 novos professores do concurso municipal, com o objetivo de criar uma linha de frente para a recuperação de estudos, além de dar apoio aos alunos com algum tipo de deficiência.