Sertaneja

Sertaneja realiza ação do Castrapet

            A Prefeitura de Sertaneja, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) realizou, no último dia 13 de setembro, o controle populacional de cães e gatos, através do Programa Castrapet.

            Foram 109 animais imunizados, sendo 27 cães fêmeas e 27 cães machos, além de 55 felinos, a maioria machos. As prioridades são os animais de famílias carentes, de baixa renda e animais de rua. A castração aconteceu no Parque de Festas Massagi Nagano.

            Os municípios que desejam realizar as castrações devem entrar com solicitação junto a Sedest ou aos deputados estaduais para liberação de recursos. As prefeituras definem os critérios de atendimento (CAD Único, protetores e tutores de animais, ONGs, animais de rua, etc), de acordo com a realidade do município. No momento da inscrição, os tutores recebem as orientações de pré e pós-operatório, para que as cirurgias ocorram de forma segura. Após a castração, as famílias recebem gratuitamente a medicação e a aplicação de um microchip eletrônico de identificação animal.

            O vereador Thales Tavares agradeceu ao Deputado Cobra Reporter pelo apoio em viabilizar a vinda do Castrapet ao município. Segundo ele, “é um trabalho muito importante para evitar uma série de transtornos, como a proliferação de cães e gatos, controlando a população de animais. O município, através do Prefeito Jamison Donizete deu total apoio ao trabalho dos técnicos e veterinários do Programa Castrapet, que muito contribuiu para o sucesso das castrações”, elogiou.

            O prefeito Jamison confirmou o bom trabalho realizado pelos vereadores e deputados amigos de Sertaneja. “O município tem obtido sucesso, graças ao empenho de nossos vereadores, que trabalham junto com o Executivo. Os deputados que representam nossa cidade, também tem contribuído, trazendo para a cidade, benefícios importantes. Eu pediria para que a população considerasse o trabalho que eles fazem e retribuíssem os deputados com seu voto de confiança. Não adianta votar em 100, 150 deputados diferentes se aqueles que conseguem benefícios são uma meia dúzia”, afirmou.

            O veterinário Edgar Leite também elogiou o empenho da prefeitura, do Deputado Cobra Reporter e do vereador Thales Tavares. Segundo ele, “quando há a união entre os poderes, quem ganha é a população. Esse é um benefício muito importante, porque dá qualidade de vida aos animais, é gratuito e evita a proliferação de zoonoses e doenças entre os animais, evitando o descontrole populacional”, observou.

            No segundo ciclo de castrações foram beneficiados os municípios de Prado Ferreira, com 116 castrações, Primeiro de Maio, com 116 castrações e Sertanópolis (119 castrações).

                No terceiro ciclo serão beneficiadas as cidades de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Leópolis, Jaguapitã, Porecatu, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Sertaneja, Sertanópolis e Uraí.

Prefeito Jamison fez questão de verificar os procedimentos. Foram 109 animais imunizados, sendo 27 cães fêmeas e 27 cães machos, além de 55 felinos