Sertanópolis

Iniciado projeto de castração de animais

No dia 16 de março, teve início o projeto de castração química de animais de rua. Os cães machos serão recolhidos e levados até o canil municipal onde será feita a castração. Sertanópolis é pioneiro nesse tipo de ação. Inicialmente serão feitas 300 aplicações em cães abandonados (errantes).

Segundo o veterinário Bruno Brocoli, “o animal não passa por nenhuma cirurgia. É aplicada uma anestesia (sedativo) no cão e depois um fármaco nos testículos, com uma seringa bem pequena. O animal não sente nenhuma dor” explicou.

Os cães serão identificados por um chip e o projeto visa diminuir a população de cães de rua. O serviço está sendo feito com recursos próprios do município e esse tipo de procedimento foi aprovado pelo CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária. Sertanópolis está sendo uma das cidades pioneiras no Paraná nesse tipo de ação. Os técnicos e veterinários tiveram que passar por um treinamento em São Paulo para executarem o projeto.

O representante da ONG de proteção animal, Carlinhos Torres acompanhou o início da castração e aprovou o processo. Também estiveram presentes o Prefeito Tide Balzanelo, o vice-prefeito Edson Filho, funcionários da Vigilância Sanitária e os vereadores Glauco Ghislere, Rogerinho, Soraya Santa Rosa e Wagner do Sindicato.

O veterinário Bruno Brocoli explica ao Prefeito e vereadores como é feita a castração química.