Alvorada do Sul

Alvorada do Sul constrói Unidade de Transbordo

Um dos grandes problemas dos municípios brasileiros é a correta destinação dos Resíduos Sólidos gerados pela população. O crescimento desordenado e a ausência de políticas públicas eficientes agravaram ainda mais esta situação.

Em 2010, foi criada uma Lei Federal (12.305/2010), que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, procurando regulamentar o tratamento e disposição final dos resíduos sólidos (lixo doméstico).

Historicamente, o município de Alvorada do Sul tentou, sem sucesso, resolver a questão dos resíduos sólidos através da construção de aterros sanitários, o primeiro em 2001 e o segundo em 2012. Ambas as tentativas não tiveram o sucesso esperado, pela dificuldade operacional que a tecnologia exige. Na tentativa de corrigir o problema, a atual administração optou pela contratação de uma empresa especializada no transporte e destinação final adequada dos rejeitos.

Para tanto, foram investidos aproximadamente R$ 172 mil, na construção de uma unidade de transbordo municipal. Essa tecnologia, além de menos complexa, retira totalmente os passivos ambientais causados pela destinação inadequada dos rejeitos, que, além de causar doenças graves, contamina os lençóis freáticos, lagos, córregos, rios e todo o ambiente local.

Além da construção desta unidade, serão ainda construídos no local, uma célula de compostagem e um aterro da construção civil, que irá livrar definitivamente o município dos transtornos causados pelos resíduos sólidos, atendendo também o que determina a Constituição Federal.

Também serão empregados recursos na coleta seletiva e na educação ambiental para que os resíduos possuam algum valor agregado ou que possam ser reaproveitados, reforçando a renda das pessoas que trabalham com esses materiais.

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ever Dugolin, “a atual administração investe e continuará investindo para que possamos ter um município limpo e comprometido com o desenvolvimento socioambiental. Pedimos o apoio da população para que possamos atingir a excelência no tratamento dos nossos resíduos, fazendo a separação inicial de material reciclável e do lixo orgânico”, finalizou.

O transbordo nada mais é que o depósito temporário do material, passando de um local para outro. Uma baldeação, em termos populares. Os resíduos serão depositados em Alvorada do Sul e depois retirados e levados para outro local pela empresa contratada.

A unidade de transbordo servirá para abrigar temporariamente os resíduos que depois serão retirados e levados para outro local pela empresa contratada.
Ainda estão previstos no local a construção de uma célula de compostagem e um aterro da construção civil.