Qual é o tempo de vida útil de um motor de popa?
Um motor bem conservado dura aproximadamente entre 1.500 a 2.000 horas de uso, o que corresponde a bastante tempo, podendo durar até mais de 10 anos, se utilizado de forma correta.
Para manter a conservação do motor de popa, é necessário manter a manutenção em dia e ter alguns cuidados, especialmente após o uso. É indicado para uso em mares, rios e lagos. Pode ser utilizado em embarcações pequenas, como botes ou barcos, em razão da proporção entre peso e potência. Especialmente com relação às lanchas, é o mais utilizado em embarcações de até 24 pés ou mais, utilizam motores de centro. Chama-se motor de popa porque fica instalado na parte traseira da embarcação, sendo que uma parte dele fica fora da água. Com relação ao modelo, no mercado existem os motores de popa de dois tempos e quatro tempos. A diferença entre eles é a complexidade, já que o motor de quatro tempos é mais completo e robusto, sendo o mais indicado para uso profissional.
Antes de iniciar qualquer passeio ou atividade com segurança, é interessante conferir se a mangueira está devidamente colocada, para que não haja vazamento de combustível durante o trajeto. Com relação a água no motor, deve ser verificado o nível e a pressão, que devem ser constantes e forte, para evitar o superaquecimento e queima de peças durante o uso.
No momento de dar partida, o ideal é esperar alguns minutos no modo neutro, para que o motor aqueça de forma gradativa, com aceleração aos poucos. Da mesma forma, deve ocorrer a desaceleração gradativa, para não ocorrer a interrupção súbita, de forma a não comprometer a estrutura do motor.
Existem alguns cuidados após o uso, que devem ser feitos de forma constante e regular, para evitar o seu desgaste. Nos motores de popa de 4 tempos, é indicado o uso de gasolina comum, sem o uso de gasolina aditivada. Isso porque, a gasolina aditivada possui detergentes que não são compatíveis com o óleo náutico. Não se deve também usar combustível envelhecido, com prazo superior a 15 dias. Sendo assim, ao término do passeio, em motores carburados, é indicado esgotar o combustível, tirando a mangueira do tanque e deixando o motor funcionando até o fim da gasolina. Se o motor for injeção eletrônica, não há a necessidade de esgotar o combustível. Utilize sempre óleo de boa qualidade e faça as revisões preventivas a cada temporada.
Na dúvida, procure um técnico no assunto. Aqui na região, recomendamos a Náutica Alvorada, em Alvorada do Sul. Marque sua visita através do telefone (43) 98402-7394 ou diretamente, na Rua David Cipriano de Abreu, 482.
Bem conservado, um motor de popa pode ter vida útil de 1.500 a 2.000 horas, com durabilidade de até 10 anos.
O técnico Claudio Satoru Miyata estudou na fábrica da Suzuki, no Japão.