Em tempos de crise hídrica, Alvorada do Sul dá exemplo e recupera nascentes
Buscando a melhoria da qualidade de vida, através do abastecimento de água da melhor qualidade, desde maio de 2019, foi desenvolvido o sistema GEO através do IDR- Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural), que utiliza a tecnologia solo-cimento na região de Londrina.
O projeto, em parceria com a Emater/PR, vem apresentando resultados significativos, em parcerias com prefeituras, Sanepar, instituições de ensino, clubes de serviço e famílias da agricultura rural.
Entre os primeiros trabalhos registrados na região de Londrina, dentro do Projeto Água Limpa, está o município de Alvorada do Sul. A primeira proteção foi realizada na propriedade da agricultora Thais Goulart da Silva, com a participação do extensionista e gerente da Emater de Alvorada, Reinaldo Neris, do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Ever Dugolin e os servidores municipais, Matheus Avanço Santoro, Éder Henrique, Antoniel Marcelino dos Santos e o popular Til.
Primeiramente, é feita uma limpeza geral das nascentes, visando retirar possíveis impurezas (etapa realizada pelo agricultor). Logo em seguida, é depositado em toda área das nascentes, pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), visando realizar o processo de filtração física da água. Na sequência, é feita a colocação dos canos ladrões, de abastecimento das caixas d’água. Por fim, foram lacradas as nascentes com uma mistura de solo com cimento (3 partes de solo para uma parte de cimento).
O Projeto Água Limpa em Alvorada do Sul é liderado e executado pelo IDR Paraná, Instituto Água e Terra (IAT) e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Pitágoras, Unopar, campus Arapongas (Curso de Agronomia e agricultores, com a finalidade de proteger as nascentes, utilizando a tecnologia solo-cimento, resultando na melhoria da qualidade de vida, por meio do fornecimento de água em quantidade e qualidade adequadas.