Jaguapitã

Viagem a Brasília teve balanço positivo para Jaguapitã

O Prefeito Gerson Marcato, de Jaguapitã, esteve em Brasília no final de agosto e fez um balanço positivo da viagem. Segundo ele, “é preciso ir atrás de recursos, de projetos. Ninguém vem bater na nossa porta e oferecer alguma coisa, uma obra. Mesmo assim, é preciso insistir, trabalhar com deputados pedindo, reforçando nossos pedidos. Quem acha que não é preciso não conhece a política brasileira. Se não for assim não se consegue nada”, criticou aqueles que reprovam a retirada de diárias para viagens de trabalho.

Uma das reuniões foi com o Ministro da Justiça, Anderson Torres. Gerson estava acompanhado pelo Deputado Federal Felipe Francischini, da base do governo. Entre os assuntos que foram tratados estão a possibilidade da implantação de uma guarnição da Guarda Municipal em Jaguapitã. Segundo Gerson, “é preciso dar maior segurança à população e uma das possibilidades é a criação de uma Guarda Municipal. A princípio seria para cuidas dos prédios públicos, escolas e outros locais. Isso desafogaria o trabalho da Polícia Militar, que possui pouco efetivo. Faz muito tempo que não é feito concurso para a Polícia. A gente solicita o aumento de efetivo, mas, infelizmente, não existe pessoal para atender nosso município. Quase todos os municípios do Paraná sofrem com o número reduzido de efetivo policial”, observou. Outra reunião aconteceu com o Ministro João Roma, do Ministério da Cidadania. Gerson solicitou recursos para construção da sede própria do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Importante para o atendimento da população vulnerável e com menor acesso ao equilíbrio social. Jaguapitã não possui sede própria para o CRAS e CREAS. O prefeito se comprometeu em fazer a doação do terreno e as tratativas foram muito positivas.

Porém, a maior conquista da viagem foi com o Presidente do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes da Ponte. Na ocasião, o Prefeito Gerson Marcato estava acompanhado pelo Deputado Federal Luiz Nishimori (PL). Foi feito um compromisso para a retomada da obra da Creche do Residencial Paraíso, iniciada em 2016 e que, até então, encontrava-se paralisada.

A creche estava a cinco anos paralisada e, em apenas 7 meses, a nova administração de Jaguapitã está conseguindo resolver o problema. Serão investidos cerca de 1,5 milhão de reais para sua finalização. Recentemente o FNDE liberou mais uma medição que estava emperrada. Isso, demostra a seriedade com que é tratado o dinheiro público.

A obra da creche do Residencial Chácara Paraíso foi iniciada às vésperas das eleições de 2016 e, logo depois, abandonada. Gerson foi contra a construção naquele local. “O terreno devia ser sido permutado com outro, melhor localizado. Mas, na ânsia de fazer uma obra eleitoreira, foi iniciada. Agora que enterraram rios de dinheiro no local, vamos ter que finalizar”, avaliou.

Hoje, Jaguapitã tem cerca de 200 crianças aguardando na fila por uma vaga numa creche pública, para que os pais possam trabalhar. No início do ano, houve uma vistoria técnica nas obras da Creche, realizada por uma equipe de apoio do Centro Técnico à Execução (CAEX), do Ministério Público do Paraná. A vistoria foi realizada após uma solicitação da Promotora Dra. Amanda Ribeiro dos Santos, nos autos do Inquérito Civil MPPR Nº 0071.17.00150-8, instaurado para apurar a ocorrência de danos ao erário público, em virtude do abandono da obra.

Com a retomada das obras, a previsão da entrega é para o primeiro semestre de 2022.

Reunião com o Ministro João Roma, do Ministério da Cidadania com solicitação de recursos para a construção de sede do CRAS e do CREAS.
Gerson Marcato em visita ao Ministro da Justiça, Anderson Torres, acompanhado pelo Deputado Federal Felipe Francischini.
Encontro do Prefeito Gerson Marcato com o Presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, acompanhado do Deputado Federal Luiz Nishimori para retomada das obras da Creche do Residencial Paraíso.