Jaguapitã

Denúncias de fura-filas tem casos na região

A CGE (Controladoria Geral do Estado) recebeu inúmeras denúncias de possíveis fura-filas de vacinas contra o Covid-19. Pessoas que ainda não teriam o direito, acabaram sendo vacinadas, prejudicando aqueles que realmente deveriam receber a vacina. As doses são escassas e destinadas apenas para públicos específicos. Na 17ª Regional de Saúde foram feitas nove queixas, todas elas anônimas. Em nossa região, aparecem dois municípios: Jaguapitã e Florestópolis.

A Secretaria de Saúde de Jaguapitã afirmou que as denúncias são infundadas e que já encaminhou ao Ministério Público a quantidade de vacinas recebidas, bem como a relação de pessoas que foram vacinadas. A Secretária de Saúde, criticou esse tipo de denúncia. Segundo ela, “a denúncia foi feita no dia que chegaram as vacinas. Nem havíamos começado a vacinar e correram fazer denúncia sem provas. Esse tipo de coisa só faz perder o nosso tempo, enquanto poderíamos estar trabalhando em benefício da população, temos que ficar dando explicações. A pessoa deveria vir a público, dar o seu nome e não se esconder atrás de denúncias anônimas, sem fundamento”, criticou.

Em Florestópolis, a Secretaria de Saúde, através de uma nota explicativa, afirmou que até o momento não havia recebido nenhuma notificação formal do Ministério Público sobre a possível irregularidade. A Secretaria também teria enviado ao MP de Porecatu a lista com as pessoas vacinadas, uma exigência do Estado. A denúncia teria sido feita de forma anônima, sem provas e veracidade. A Secretaria de Saúde de Florestópolis está à disposição da população para qualquer dúvida sobre o plano de vacinação em andamento.

Vamos aguardar as investigações e informar, se houver alguma novidade. Agora, convenhamos, fazer denúncia anônima, sem assumir, se escondendo atrás do anonimato, é uma vergonha. Se eu tenho provas, vou lá e mostro. Se não tenho provas (concretas e verdadeiras), o correto é não ficar incomodando. A saúde, principalmente nessa questão do Covid-19 é coisa séria.

Denúncias de fura-filas para a vacina da Covid-19 estão sendo analisadas em Jaguapitã e Florestópolis.