Prefeitura de Jataizinho lança campanha setembro amarelo

A Prefeitura Municipal de Jataizinho aderiu a campanha Setembro Amarelo. Uma ação desenvolvida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, que promove pelo oitavo ano consecutivo a campanha do Setembro Amarelo, com o tema “Agir Salva Vidas”. A ação, que foi implementada no Brasil em 2014, tem como principal objetivo diminuir índices de suicídio. A iniciativa se estende por todo o mês, tendo como data principal, o dia 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

No Brasil, os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Em termos de numéricos, calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo.

Durante todo mês de setembro, a Prefeitura de Jataizinho, fará publicações na sua página do Facebook com diversas informações sobre o tema, além de fixar cartazes em pontos estratégicos da cidade e o treinamento de equipes das 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jataizinho.

Suicídio
Estudos apontam que em mais de 98% dos casos, o suicídio foi causado por transtornos mentais não tratados corretamente ou não identificados/acompanhados. Cerca de 96,8% estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública.

“Precisamos orientar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio. A morte por esta causa é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base”, afirma a diretora do Departamento de Saúde de Jataizinho, Verônica Sanches Gomes.

Segundo a primeira dama de Jataizinho, Anna Lúcia Azevedo, a campanha deve ser permanente e por isso a Prefeitura de Jataizinho, vem treinando as equipes de todas as Unidades básicas de Saúde no atendimento a pessoas que tenham os sinais característicos que levam ao suicídio. “Queremos propiciar que essas pessoas tenham o melhor atendimento de forma a evitar que tenhamos novos casos”, concluiu, Anna Lúcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *