Alvorada do Sul

Meio ambiente em Alvorada do Sul tem projeto de sucesso

A Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Assistência Social de Alvorada do Sul fez uma parceria com a empresa Pronto Óleo, de Marília (SP), para a destinação, recolhimento e troca de óleo de cozinha usado.

O Secretário do Meio Ambiente, Ever Dugolin destaca que a Prefeitura de Alvorada do Sul está empenhada em conscientizar as pessoas sobre os riscos de descartar irregularmente o óleo de cozinha usado em locais inapropriados como fossas, pias e ralos, pois o acúmulo nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo, rompimentos nas redes de esgoto e acúmulo de mais sujeiras nas caixas de gorduras. O descarte incorreto pode poluir milhões de litros de água em rios e lagos. Apenas um litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água.

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social recebe a coleta do óleo de cozinha usado por estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes e também da população em geral. Em troca, a pessoa recebe óleo vegetal novo ou uma embalagem de detergente, de acordo com a quantidade doada e a sua escolha. Com essa logística reversa, o CRAS pretende auxiliar na conscientização, minimizando as consequências negativas do descarte incorreto de óleo na cidade e no meio ambiente.

A Secretária de Assistência Social, Leticia Brussolo destaca que este projeto é muito importante para a preservação do Meio Ambiente. “Ele (o projeto) teve início em julho de 2018 e, em dois anos, já arrecadou mais de 10 mil litros de óleo usado, que deixaram de ter um descarte incorreto em nosso município. O óleo recolhido em Alvorada do Sul é destinado para empresas que utilizam como matéria prima na produção de biocombustível e outros usos ecologicamente corretos. É preciso também parabenizar os moradores de Alvorada do Sul pois, se houve essa grande arrecadação de óleo usado, é porque todos estão conscientes da importância do descarte correto para que não haja danos à natureza”, observou.

Em Alvorada do Sul, o posto de troca é no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, somente nas terças-feiras, das 8:30 às 11:30 hs e das 13:00 às 16:00 horas. Basta colocar seu óleo usado em qualquer recipiente limpo com tampa.

Ao levar seu óleo de cozinha usado no CRAS de Alvorada do Sul, você pode receber óleo novo ou detergente na troca, avaliadas as quantidades.