Bela Vista do Paraíso

Projeto ambiental de Bela Vista dá bons resultados

N.Com/Prefeitura de Bela Vista do Paraíso

Uma iniciativa da Prefeitura de Bela Vista do Paraíso tem dado bons resultados. O projeto visa a troca do óleo de cozinha usado por óleo novo. O óleo usado não deve ser jogado no ralo, pois contamina a água. O descarte deve ser feito de forma correta.

Na semana do Meio Ambiente, o projeto foi incrementado. Quem leva duas garrafas pet, com 4 litros de óleo usado, ganha 900 ml de óleo novo. Além disso, preenche um cupom para concorrer a brindes. O ponto de troca é a sede do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que fica na Rua Carlos Dias dos Reis, 261.

A troca é vantajosa para proprietários de bares e restaurantes, mas também atrai moradores de vários bairros. Até moradores de cidades vizinhas aproveitam para trocar esse material, quando passam por Bela Vista do Paraíso. Números levantados pelo Departamento do Meio Ambiente mostram que, entre janeiro a maio de 2020, cerca de 3.650 litros de óleo usado deixaram de poluir a natureza por terem sido trocados. Isso representa 912 unidades novas de óleo de soja (mais de 45 caixas) que chegaram à população.

O descarte incorreto do óleo usado pode poluir e tornar mais caro o tratamento de água que vai retornar às torneiras das residências. Nos oceanos, esse descarte ajuda a agravar o aquecimento global. Nos rios, atrapalha a oxigenação da água, prejudicando a base da cadeia alimentar aquática. Água e óleo não se misturam. Faça o descarte correto. Todo o óleo coletado tem destino garantido para empresas que reciclam o material e usam como biocombustível.

Na Semana do Meio Ambiente, Bela Vista incentivou ainda mais a troca de óleo de cozinha usado por óleo novo.

Deixe um comentário