Bela Vista do Paraíso

SESC PR irá revitalizar o Teatro Municipal de Bela Vista

Prefeito Serjão Menck, vereadores de Bela Vista e autoridades presentes na assinatura do contrato.

O Teatro Municipal Geraldo Moreira, de Bela Vista do Paraíso será recuperado e gerenciado pelo Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) do Paraná. Em cerimônia realizada no Rotary Club de Bela Vista do Paraíso, no último dia 30 de novembro, foi entregue ao Presidente do Sistema Fecomercio, Darci Piana, a Lei 1.171/2017, que autoriza a doação do imóvel ao sistema, visando sua recuperação física e posterior

manutenção.

A lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e o Deputado Federal Alex Canziani intermediou a parceria com o Sistema Fecomércio. O prédio do teatro possui o formato de um avião 14 bis e foi um dos primeiros a ser construído no interior do Paraná, com área de 354 m2. Havia cerca de 20 anos que estava desativado e abandonado. A primeira peça encenada no velho teatro foi o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. De lá para cá, foi palco de inúmeras manifestações culturais ao longo dos anos e ponto de encontro da sociedade bela-vistense. Sem manutenção adequada, o teto ruiu e a estrutura foi se deteriorando.

Acima, os prefeitos Nelson Júnior e esposa (Florestópolis), Tide Balzanelo (Sertanópolis) e Bruna Casanova (Primeiro de Maio).

Segundo o Prefeito Edson Vieira Brene, “era uma das principais reivindicações da população. Agora o Sesc vai restaurar o imóvel e instalar ali uma unidade do Sesc, além de serviços do Senac. É uma grande conquista para nossa cidade”, salientou. O Diretor Regional do Sesc, Emerson Sextos destacou a ajuda do Deputado Alex Canziani para a concretização da parceria. Segundo ele, “o Sesc está vindo para transformar vidas no esporte, na cultura, na assistência social e na cidade”, afirmou.

O Deputado Alex Canziani enalteceu o momento histórico de Bela Vista. Segundo ele, “a grande satisfação de um político é quando consegue transformar sonhos em realidade. O sonho de Bela Vista era o teatro. Chamei o meu amigo Darci Piana para esta parceria e ele atendeu com muito carinho. Tenho uma profunda gratidão a ele e toda sua equipe, pelo que estão fazendo por Bela Vista. Agradeço aos vereadores que tiveram a consciência da importância desse ato e ao meu amigo, o Brene. Essa obra vai servir a Bela Vista e toda região”, concluiu.

O Prefeito Edson Vieira Brene entrega a doação do Teatro Municipal à Darci Piana, Diretor do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac). Parceria foi aprovada pelos vereadores e contou com ajuda do Deputado Federal Alex Canziani, que recebeu os agradecimentos de Brene.

O Presidente do Fecomercio, Darci Piana lembrou que o Sesc restaurou o Cadeião em Londrina e agora irá restaurar, reciclar, instalar e administrar o Teatro de Bela Vista, criando uma unidade de serviços da instituição no local. “Será um investimento de 6 a 7 milhões, mas não será só isso. Terá um grande impacto na economia da cidade, vocês vão ver. Será um centro de irradiação do Sesc e do Senac na região, pois vem muita coisa boa por aí. Junto com o Sesc e o Senac, vem também o Sebrae para ajudar os comerciantes e empresários da cidade. Algum tempo depois os resultados vão aparecer e os benefícios serão grandes. Essa é a nossa missão. Assumimos o Teatro com vontade de fazer o melhor. Vamos reformar o mais rápido possível e inaugurar até o final do ano que vem”, observou.

O Prefeito Brene lembrou que, ao assumir, inaugurou o CMEI que estava parado. “Agora vamos fazer o Teatro, se Deus quiser, com a ajuda do (Deputado) Alex, do Darci Piana, sua equipe, dos vereadores, do vice-prefeito, meu amigo Serjão Menck, minha equipe de trabalho, minha esposa Virgínia que tem me apoiado nessa caminhada, o Rotary, que cedeu o espaço e a toda população de Bela Vista. Esta é uma oportunidade única para nossa cidade.

Aqueles que criticam não sabem a importância dessa obra. É um sonho que outros políticos não conseguiram realizar”, alfinetou, finalizando com um enorme agradecimento a todos e lembrando que a jornada está apenas começando.