Dengue

Com nova estação, Paraná intensifica prevenção contra dengue

A Secretaria de Estado da Saúde intensifica o alerta sobre as medidas preventivas para se evitar a dengue devido à mudança da estação, com dias quentes e a previsão de que seja um período chuvoso. “O clima cria um ambiente propício para proliferação do mosquito transmissor da doença, por isso nossa recomendação para que toda população fique atenta e verifique os locais que possam se transformar em criadouros do Aedes aegypti”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. O Boletim Epidemiológico com os dados sobre a dengue no Estado divulga nesta semana o Índice de Infestação Predial nos municípios, que mostra a porcentagem entre o número de imóveis pesquisados e o de imóveis onde os criadouros do mosquito foram encontrados. No Paraná 329 municípios são considerados infestados. O levantamento feito nos municípios, no período de 01 de julho a 15 de setembro, mostra que 73% dos criadouros são encontrados em imóveis domiciliares e comerciais e ainda são passíveis de remoção, como vasos de plantas com pratinhos que acumulam água, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais, materiais que ficam armazenados a céu aberto em depósitos de construção, pneus e sucatas. “Nossa preocupação é com os imóveis do Litoral. É importante que o proprietário verifique minuciosamente se houve a formação de criadouros do transmissor da dengue, no período que o imóvel ficou fechado, lembrando que o mosquito se cria rapidamente em recipientes que acumulam água parada”, salienta a coordenadora da Vigilância Ambienta da Secretaria, Ivana Belmonte.

BOLETIM
O boletim que monitora a dengue no Paraná apresenta 524 casos confirmados, 70 a mais que na semana anterior.
São 407 autóctones, ou seja, as pessoas contraíram a doença no município onde moram, e 19 casos importados, as pessoas se infectaram fora do município de domicílio.
O boletim também registra que 10 municípios estão em situação de alerta para a dengue, na semana passada eram 8. Os municípios nesta situação são: Lindoeste, Douradina, Jesuítas, Indianópolis, Santa Isabel do Ivaí, São Carlos do Ivaí, Floraí, Flórida, Florestópolis e Uraí.
O município de Inajá segue, desde a semana anterior, em situação de epidemia, com o registro de 12 casos autóctones confirmados.
O Paraná totaliza 4.375 casos notificados. O monitoramento é referente ao período de 28 de julho até 30 de setembro.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br