Estadual

Matrículas para a rede estadual começam hoje

As matrículas para o ano letivo de 2020 nas escolas estaduais do Paraná começam hoje (21), tanto para alunos de continuidade quanto para novos estudantes que irão cursar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ou 4º ano do Ensino Médio. O período para a matrícula vai de 21 de outubro a 1º de novembro.

Nesse ano, o processo vem com novidade: além de poder renovar ou fazer uma nova matrícula nas escolas, como sempre foi feito, os pais ou responsáveis também poderão realizar o procedimento pela internet, pelo sistema de matrículas online desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Para saber sobre matrículas presenciais, clique http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=8647&tit=Matriculas-2020-tambem-podem-ser-presenciais

O secretário Renato Feder explica que a ferramenta reflete um dos objetivos da atual gestão da secretaria, de inserir a tecnologia cada vez mais no cotidiano do estudante.

“É uma inovação do Governo do Paraná. Desenvolvemos esse sistema pensando em como agilizar o processo e facilitar a vida dos pais ou responsáveis. Pela internet, não é necessário encarar fila. Além disso, se o estudante continuar na mesma escola, basta confirmar a vaga. Já se quiser trocar de escola, pode indicar até três escolas como opções”, explica.

COMO FUNCIONA – Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a area do aluno no link https://www.areadoaluno.seed.pr.gov.br/servicosaoaluno/pages/publico/login.jsf;jsessionid=hqXF9z7imtoWgLYexuWRxPmVKAzgPrL3UVwhJ02V.sseed75003?dswid=6297 e confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado.

Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.

Já para a matrícula online dos estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino e que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, o pai ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela Secretaria conforme georreferenciamento (ou seja, a escola mais próxima do endereço residencial).

Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida, o pai ou responsável pode indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação.

É o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, que deve acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

RESULTADOS – A partir do dia 1° de dezembro estará disponível no sistema o resultado do atendimento da escolha da escola de preferência. Caso o aluno não consiga a vaga na instituição de ensino de preferência terá a vaga garantida na instituição de ensino estadual onde está matriculado ou na instituição indicada pela Secretaria.

ETAPA PRESENCIAL – A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por cada escola.

Os documentos são: certidão de nascimento, certidão de casamento ou RG; comprovante de residência e fatura da concessionária de energia atualizada; histórico escolar ou declaração de escolaridade da escola de origem ou declaração de escolaridade emitida pelo Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere); declaração de vacinação.

O secretário de Educação Renato Feder em visita na Escola Estadual São Cristóvão no início do ano letivo. Curitiba, 14/02/2019 – Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná.