Geral

A riqueza do Agro. Três produtos dominam a produção

Soja, milho e frango concentraram, em 2022, cerca de 65% do VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) na região. Os dados são do Deral (Departamento de Economia Rural), órgão ligado à Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento).
Na página 03 desta edição, você encontra os dados da região. A expansão da cultura da soja ainda pode ser possível na região, com a ocupação de novas áreas que eram destinadas a outras atividades agropecuárias e o aumento da produtividade, com novas tecnologias e maneja eficiente.
Na sequência do ranking do VBP da região vem o milho (2ª Safra). A cultura do milho safrinha alterna a área com a cultura do trigo. Quando ocorre um fator climático desfavorável ao plantio do milho, os produtores optam pelo plantio do trigo, aumentando a área plantada dessa cultura em detrimento da área plantada de milho. A maioria dos volumes de soja e milho produzidos na região é destinada às cooperativas de produção agropecuária, além de outras empresas particulares de recebimento de grãos.
FRANGO DE CORTE – Dados da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) mostram que a região conta com centenas de aviários de corte, que alojam milhões de aves. Porém a estrutura tem capacidade de alojamento para muito mais. O sistema está subutilizado, podendo aumentar muito mais a capacidade de produção. Esta alta densidade de animais principalmente na região norte do Paraná é muito importante para a economia dos municípios. Porém é importante frisar que a grande concentração de animais também traz enormes desafios sanitários.
Diante disso, é importante o trabalho de conscientização para que haja mais investimentos e seguidas à risca as normativas de biossegurança e prevenção. Com isso, será possível diminuir os prejuízos e riscos da atividade.

Produtos do agro na região do PR.