Kits Educatron: A nova aposta na tecnologia da Educação
No início dos anos 2000, o Governo do Paraná inovou ao apostar nas TVs laranjas, como forma de levar tecnologia para dentro das salas de aulas das escolas da rede estadual de ensino. Agora, quase suas décadas depois, a nova aposta da Secretaria Estadual de Educação (Seed), são os Educatrons, uma evolução do modelo anterior, que vai possibilitar um salto de qualidade na educação paranaense.
Os kits Educatron são compostos por uma tv de tela plana, acoplada a um computador e uma webcam, com conexão à internet via wi-fi. Segundo o Seed, o Educatron é uma janela aberta para o mundo. Segundo Leandro Pereira Beguoci, “a TV laranja foi o modelo 1.0 e o Educatron seria o 3.0, talvez 4.0. Versões intermediárias nunca existiram no Paraná. As antigas tvs laranjas tinham o recurso que permitia a conexão com um pendrive USB. Era um recurso incrível para a época, mas demandava uma série de exigências. O professor tinha que ter o dispositivo USB, ter acesso à internet e fazer a pesquisa, preparar o material e torcer para tudo funcionar na TV laranja. Agora é tudo em tempo real, literalmente ao vivo.
O acesso à internet será controlado pelos professores e cada sala de aula terá um ponto wifi. Os Educatrons permitirão trazer os convidados ao vivo para a sala de aula. O custo do projeto é de cerca de R$ 300 milhões. O cronograma de entrega atrasou por implicações da pandemia do Covid-19, a falta de microchips e alguns componentes eletrônicos na indústria. Cerca de 20% dos equipamentos já foram instalados e a entrega deverá ser intensificada nos próximos meses.
Jaguapitã foi uma das primeiras cidades a receberem os novos equipamentos. Na última sexta, dia 24 de junho, Gerson Marcato, juntamente com o vereador Fernando da Vidraçaria foram receber os kits para as escolas Dr. Waldemiro Pedroso e Dr. Nilson Ribas. Estavam presentes o Deputado Estadual Tercílio Turini e o Secretário Especial Beto Preto, representado o Governador Ratinho Júnior. Os kits educatron contam com uma TV Smart 43”, um computador com webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável, que irão permitir a apresentação de conteúdo multimídia e sala de aula e videochamadas com professores convidados ou palestrantes.
Segundo Gerson Marcato, “fico feliz de fazer parte desse momento histórico na modernização das escolas públicas estaduais de Jaguapitã. É uma grande conquista. Foram comtempladas 50 escolas da região, entre elas, as duas escolas de Jaguapitã. Isso mostra a força e a seriedade com que nosso município é visto pelo Governo do Estado. Esse reconhecimento que nossa cidade vem tendo, tanto na esfera estadual como federal, é fruto de um trabalho com responsabilidade e respeito. Deixo meus agradecimentos ao Governador Ratinho Júnior e ao Deputado Tercílio Turini, que viabilizaram essa importante conquista para nossa querida Jaguapitã”, encerrou.