Jornal da Cidade

Cidades devem se cadastrar no Mapa do Turismo

O mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

            Os municípios são classificados de A a E no mapa do turismo. É levado em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de cinco variáveis: Quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem. É necessário atualizar o mapa pois é muito importante para que o planejamento no âmbito do Turismo municipal tenha eficácia.

            Na reunião com a Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, com a presença de vários secretários e dirigentes, foi apresentada aos representantes dos municípios os requisitos necessários que devem ser comprovados para a permanência e atualização no Mapa do Turismo.    

            Também foi orientado sobre o acesso e navegação pelo Sistema do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), para inserção de informações e documentos. O prazo para o cadastramento e atualização do cadastro dos municípios no Mapa do Turismo foi até o dia 28 de março. Caso a renovação não seja feita, o município poderá ser excluído do sistema.

            O município também precisa dispor de uma secretaria ou departamento para o turismo, Lei orçamentária, prestadores de serviços turístico de atividade obrigatória regular no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo ativo, além de outras solicitações. Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, tem até 30 dias para revisar e homologar os cadastros no sistema do Mapa. Após a inclusão, o cadastramento tem validade por um ano.