Paraná tem menor número de homicídios no 1º semestreem 18 anos; roubos caem 24%
O Paraná vive um momento histórico em relação à segurança pública. Nos primeiros seis meses de 2024, o estado atingiu o menor número de homicídios dolosos (com intenção de matar) desde o início da série histórica, iniciada em 2007. Foram registrados 862 homicídios, 11% a menos que no mesmo período do ano passado.
A queda nos crimes violentos contra a vida também se reflete nas mortes violentas intencionais, que incluem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. O número total de casos nesse tipo de crime caiu de 1.016 para 913, uma redução de 10%.
Os roubos também apresentaram queda expressiva, com 24% menos ocorrências. Foram 9.509 roubos registrados no primeiro semestre, contra 12.581 no mesmo período de 2023. Essa redução inclui também os roubos de veículos, que caíram 14%.
Destaques:
Menor número de homicídios dolosos em 18 anos: 862 casos (queda de 11%)
Mortes violentas intencionais: 913 casos (queda de 10%)
Roubos diminuem 24%: 9.509 casos
Roubos de veículos caem 14%.
Na avaliação do secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os resultados positivos refletem os investimentos contínuos do Governo do Estado nas forças de segurança pública, com destaque para a modernização do aparato policial e as políticas de prevenção à violência. “Os investimentos do Governo do Estado na melhoria da estrutura, equipamentos, tecnologia e na valorização dos agentes de segurança têm feito a diferença no trabalho intensivo destes profissionais para reduzir os índices de criminalidade, em especial de homicídios e outros crimes violentos”, afirmou Teixeira.
Leia a matéria completa em https://www.aen.pr.gov.br