Primeiro de Maio sedia Tarde de Campo na busca por maior produtividade agrícola
A propriedade da agricultora Flávia Giansante, em Primeiro de Maio, foi palco de um dia de campo realizado na tarde desta terça feira (12) pela EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural em parceria com a SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, o IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná e a EMBRAPA-Soja. A propriedade da agricultora Flávia Giansante, em Primeiro de Maio, foi palco de um dia de campo realizado na tarde desta terça feira (12) pela EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural em parceria com a SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, o IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná e a EMBRAPA-Soja.
Na pauta estava a sequência da campanha ‘Trate bem seu Solo’ com a exposição de temas que levam ao correto manejo do solo e da água no sistema de plantio direto e do consórcio milho safrinha e brachiára.
Juntamente com produtores de Primeiro de Maio, Sertanópolis, Londrina e Alvorada do Sul, a prefeita Bruna Casanova acompanhou a abertura do evento e citou a importância do empenho de todos na busca pelo aumento da produtividade agrícola.
“Nosso município é essencialmente agrícola e desenvolver tecnologias que ajudem nossos agricultores a aumentar sua produtividade representa um importante avanço no contexto regional” frisou.
O gerente regional da EMATER, Sérgio Luiz Carneiro, citou a importância da boa prática agrícola na ajuda para diminuir as alterações ambientais e conservação do solo.
“Criar artifícios para aumentar a infiltração de água no solo, por exemplo, ajuda os agricultores no combate a erosão, aumentando a produtividade e maior resistência em caso de seca” disse o engenheiro agrônomo.
Coordenado pelo técnico da EMATER em Primeiro de Maio, Juvaldir Olímpio, a tarde de campo ainda ofereceu aos agricultores oficinas educativas e explicativas sobre tratamento e manejo de solo.