Projeto Diversão e Solidariedade em Primeiro de Maio
A direção, equipe pedagógica, funcionários, alunos, pais e a comunidade da Escola Municipal Cecília Meireles, de Primeiro de Maio, realizou, entre os dias 4 a 28 de outubro, o Projeto Diversão e Solidariedade. Com objetivo de divertir e levar atos de solidariedade entre os alunos, a direção da escola realizou esse projeto durante o mês de outubro, por ser o mês das crianças, onde elas, não apenas se divertiram, mas aprenderam sobre solidariedade e empatia.
Nos dias 4 e 5 de outubro, a Diretora Nidelcia Ramon Aguiar, deu início ao projeto, seguido de uma palestra ministrada por Rosangela Galera, que abordou sobre o tema principal do projeto. Ela colocou um objetivo para que os alunos voltassem no dia 28 de outubro para receberem as doações que foram entregues ao Hospital do Câncer de Londrina, arrecadados pelos alunos, funcionários e alguns membros da comunidade, assim como a Associação das Senhoras de Rotarianos, que se encarregaram de fazer a entrega das doações ao Hospital do Câncer. Na ocasião, foram apresentadas músicas de louvor, com gestos para animar as crianças.
Nos dias 6 e 7, foi organizado um almoço especial, com a ajuda da comunidade em geral, concurso e desfile de fantasia, entrega de lembrancinhas com a participação de vereadores da cidade.
Nos dias 13 e 14 de outubro, aconteceu uma gincana com atividades recreativas e um saboroso lanche especial, fornecido pela Secretaria Municipal de Educação. Nos dias 20 e 21 foi a vez do Teatro, com apresentação do conto do Chapeuzinho Vermelho.
No dia 28 foi feito o encerramento do projeto com agradecimento da palestrante Rosangela Galera, a entrega dos itens solicitados para o Hospital do Câncer e a interpretação de músicas de Louvor, com o Grupo de Jovens Guiados por Cristo.
Segundo a diretora Nidelcia, “o objetivo principal do projeto foi sobre a importância de olhar pelo outro, o cuidado de si com o próximo, ter empatia, sem discriminação, da gravidade dessa doença (Covid) e dos cuidados que devemos ter com nossa saúde, as dificuldades de se alimentar, além da prática da solidariedade, não só pelo fato da doação, mas o cuidado com aquilo que nos cerca em casa, a ajuda aos mais velhos, irmãos e colegas. Muito se falou em pandemia e esqueceram da gravidade do câncer, que continua tirando vidas”, finalizou.
O projeto apresentou à comunidade o trabalho desenvolvido com os alunos na intenção de formar cidadãos críticos, com boas atitudes, desde pequenos, ajudando os semelhantes.